A dança como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Éderson Ribeiro Leite

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9655

Resumo

A dança é uma arte milenar e cultural que contribui para o desenvolvimento corporal, mental e intelectual, passada através das gerações. Este artigo é um recorte da pesquisa realizada em uma das escolas parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, anos de 2012 e 2013. Com enfoque qualitativo e uma visão fenomenológica, através da pesquisa-ação, aconteceram intervenções do pesquisador em seu objeto de pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram alunas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. Através dos dados, evidenciou-se que todos os envolvidos, inclusive corpo docente, aceitam e entendem a proposta desenvolvida sobre a Dança no Espaço Escolar.

Palavras-chave: dança; pesquisa-ação; ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éderson Ribeiro Leite

Acadêmido do curso de Pedagogia UNEMAT - Sinop.

Referências

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002.

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Aria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. Barra Funda: Saraiva, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRUHNS, Heloisa Turinni; GUTIERREZ, Gustavo Luis. (Org.). O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.

______ . Representações do Lúdico: II ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2008.

MISSENO, C. José. Vidança: a dança na vida ou a vida na dança. São Paulo: OESP, 1986.

SANTOS, T. M. dos. Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero. 2009. 95f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21386/000737079.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 13 jul. 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Leite, Éderson R. (2015). A dança como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 6(2), 73–81. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9655