Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9669Resumo
Esta pesquisa trata de um estudo de como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino-aprendizagem e de que forma a professora pesquisada os utilizam. A pesquisa ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Sinop-Mato Grosso. No desenvolvimento buscou-se o aporte teórico dos autores: Roberta Liana Pimentel Cajueiro, José Carlos Libâneo, Gisela Wajskop e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O método utilizado foi o Estudo de Caso com abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi através de observações, entrevista e registro imagéticos. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes na Educação Infantil e se fortalecem enquanto poderosos instrumentos pedagógicos e a mediação do professor são fundamentais.
Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
Downloads
Referências
CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de projetos acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis: Vozes, 2012.
CARRADORE, Danielle Cristina Lima. Desenho da Criança A sobre ‘o que fez no Dia da Criança’. 2014. 1 fotografia, color., 6 cm x 12,14 cm.
______ . Danielle Cristina Lima. Desenho da Criança B sobre ‘o que fez no Dia da Criança’. 2014. 1 fotografia, color., 6 cm x 13,49cm.
CRIANÇA A. Criança A: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
CRIANÇA B. Criança B: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
CRIANÇA C. Criança C: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
CRIANÇA D. Criança D: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
CRIANÇA E. Criança E: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MIRANDA, Simião de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas: Papirus, 2001.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [09 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.