Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos

Autores

  • Danielle Cristina Lima Carradore

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9669

Resumo

Esta pesquisa trata de um estudo de como os jogos e brincadeiras contribuem no processo de ensino-aprendizagem e de que forma a professora pesquisada os utilizam. A pesquisa ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, em Sinop-Mato Grosso. No desenvolvimento buscou-se o aporte teórico dos autores: Roberta Liana Pimentel Cajueiro, José Carlos Libâneo, Gisela Wajskop e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O método utilizado foi o Estudo de Caso com abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi através de observações, entrevista e registro imagéticos. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes na Educação Infantil e se fortalecem enquanto poderosos instrumentos pedagógicos e a mediação do professor são fundamentais.

Palavras-chave: educação infantil; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Lima Carradore

Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de projetos acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis: Vozes, 2012.

CARRADORE, Danielle Cristina Lima. Desenho da Criança A sobre ‘o que fez no Dia da Criança’. 2014. 1 fotografia, color., 6 cm x 12,14 cm.

______ . Danielle Cristina Lima. Desenho da Criança B sobre ‘o que fez no Dia da Criança’. 2014. 1 fotografia, color., 6 cm x 13,49cm.

CRIANÇA A. Criança A: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

CRIANÇA B. Criança B: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

CRIANÇA C. Criança C: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

CRIANÇA D. Criança D: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

CRIANÇA E. Criança E: depoimento. [13 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MIRANDA, Simião de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas: Papirus, 2001.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [09 out. 2014]. Entrevistadora Danielle Cristina Lima Carradore. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Carradore, D. C. L. (2015). Jogos e brincadeiras na educação infantil: um estudo com crianças de 5 e 6 anos. Eventos Pedagógicos, 6(2), 62–72. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9669