Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado

Autores

  • Ivone Cella da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9890

Resumo

A proposição desta edição da Revista Eventos Pedagógicos apresenta a discussão acerca da educação do campo, “pois as coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul - Que nem criança que você olha de ave. Um olhar de ave, um olhar de azul é um simples olhar com mais atenção”. Assim, compartilhamos com os leitores e as leitoras a entrevista com a professora Ilma Ferreira Machado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua exemplar trajetória profissional na Educação Superior inclui papéis como professora do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo da UNEMAT/Sinop, do Curso de Pedagogia e de Mestrado em Educação da UNEMAT/Cáceres e como Reitora  da instituição. Com dedicação e militância pelas causas dos Movimentos Sociais, coordena o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e Fortalecimento Científico-Tecnológico da Juventude Camponesa do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes - Mirassol Do Oeste – MT” e o Projeto de Extensão “Educação do Campo: currículo, formação de professores, docência e pedagogia da alternância”. No intuito de contribuir, dada a vasta experiência em educação, atua como membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Educação/UNEMAT. Seus estudos também abordam os temas: projeto político pedagógico; avaliação-ensino, avaliação processual; organização do trabalho pedagógico, educação do campo, educação e trabalho coletivo e a educação dos trabalhadores rurais. Com alegria, agradecemos pela oportunidade em entrevistá-la, ressaltando que aceitou prontamente o desafio de apresentar e discutir acerca de suas percepções e evidenciar os avanços e necessidades educacionais das populações que vivem, trabalham e estudam no meio rural. Nesta entrevista, a professora Ilma enfatizou que a atual conjuntura política e educacional brasileira se apresenta de forma obscura no que se refere à garantia dos direitos constitucionais. No entanto, faz-se necessária a participação dos educadores em mobilizações políticas locais e nacionais que visem a defesa dos direitos sociais e do serviço público e o importante papel da universidade neste contexto.Compartilhamos as impressões que a renomada professora apresenta e destacamos sua luta pelo acesso à educação pública, de qualidade, como direito de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Cella da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1988) Especialização em Supervisão e Curriculo para a escola pública de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), especialização em Interdisciplinaridade e Educação Infantil pelo IMPG - Cuiabá. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professora efetiva na área de Metodologia de Ensino da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, atua no Projeto de Pesquisa: Múltiplos olhares Professores da Educação do Campo-MOPEC, nos temas: formação de professores e docência: teoria e prática; escola de populações rurais. Atua também no Curso de Pedagogia para Educadores do Campo nas disciplinas de metodologia de ensino e estagio curricular.

Avaliadora:

[70800006] - Área de Avaliação: Educação

[70804001] - Ensino-Aprendizagem

[70807035] - Educação Rural

[70804028] - Métodos e Técnicas de Ensino

Downloads

Publicado

12-12-2016

Como Citar

Silva, I. C. da. (2016). Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado. Eventos Pedagógicos, 7(3), 1630–1640. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9890