Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Desenho, Alfabetização

Resumo

Buscamos neste texto desenvolver uma reflexão referente a construção de uma forma mais colaborativa para alfabetizar as crianças Apyãwa por meio de Desenho e da Escrita. Entendemos que é possível fortalecer a aprendizagem das crianças da nossa comunidade através da realização de atividades que fazem parte do o contexto Apyãwa. Nessa perspectiva, buscamos propor uma metodologia do ensino de forma mais adequada ao nível de aprendizagem das crianças, contribuindo com o seu processo educativo sociocultural, estabelecendo uma alfabetização que se preocupe e atenda às necessidades da criança Apyãwa. A pesquisa nos aponta que processo de alfabetização precisa partir do contexto sociocultural da criança e da comunidade e que a atividade com desenhos é uma atividade eficaz para o atendimento destes objetivos.

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Biografia do Autor

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação, Professor de Filosofia da Faculdade de Educação e Linguagem, Unemat, Campus de Sinop e do PPGEdu/Unemat, na linha de pesqui Educação e Diversidade

Taroko Edimundo Tapirapé, Secretaria do Estado de Educação - MT

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.
Professor da Escola Estadual Indígena Tapi’itãwa, na Terra Indígena Yrywo’ywawa Urubu Branco,
Confresa-MT. E-mail: edmundotapirape@gmail.com

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

Zoia, A., & Tapirapé, T. E. (2023). Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais. Revista Taka’a, 1, e2023001. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/11718

Edição

Seção

Artigos