Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Desenho, Alfabetização

Resumo

Buscamos neste texto desenvolver uma reflexão referente a construção de uma forma mais colaborativa para alfabetizar as crianças Apyãwa por meio de Desenho e da Escrita. Entendemos que é possível fortalecer a aprendizagem das crianças da nossa comunidade através da realização de atividades que fazem parte do o contexto Apyãwa. Nessa perspectiva, buscamos propor uma metodologia do ensino de forma mais adequada ao nível de aprendizagem das crianças, contribuindo com o seu processo educativo sociocultural, estabelecendo uma alfabetização que se preocupe e atenda às necessidades da criança Apyãwa. A pesquisa nos aponta que processo de alfabetização precisa partir do contexto sociocultural da criança e da comunidade e que a atividade com desenhos é uma atividade eficaz para o atendimento destes objetivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação, Professor de Filosofia da Faculdade de Educação e Linguagem, Unemat, Campus de Sinop e do PPGEdu/Unemat, na linha de pesqui Educação e Diversidade

  • Taroko Edimundo Tapirapé, Secretaria do Estado de Educação - MT

    Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.
    Professor da Escola Estadual Indígena Tapi’itãwa, na Terra Indígena Yrywo’ywawa Urubu Branco,
    Confresa-MT. E-mail: edmundotapirape@gmail.com

Referências

AZINARI, Amanda Pereira da Silva. Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 59–74, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.5974. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10991. Acesso em: 25 out. 2023.

BRANDÃO, Carlos R. A educação como cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FERREIRA, W. A. de Alcântara. Educação Escolar Indígena na Terra Indígena Apiaká-Kayabi em Juara-MT: Resistências e desafios. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FRANCO, M. A. R. S. Pratica Pedagógica e Docência: Um Olhar a Partir da Epistemologia do Conceito. Universidade Católica de Santos (UCS), Santos, São Paulo, Brasil. 2016.

FLEURI, R. M. Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais. Série Estudos, n. 37, p. 89-106, jan./jun. 2014.

FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; STEINHEUSER, Débora Buss. O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 29–52, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.2952. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4783. Acesso em: 11 set. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

RIBEIRO, Jucileide Alves; SILVA, Jane Amorim da; BIANO, Jenilson de Aguiar; ZART, Laudemir Luiz. Pedagogia do trabalho e a educação do campo: os arranjos entre currículo e saberes locais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392309, 2023. DOI:

30681/21787476.2023.E392309. Disponível em:

https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11564. Acesso em: 15 out. 2023.

SILVA, Silvia Maria Cintra da. A constituição social do desenho da criança. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Preste. São Paulo: Ática, 2009.

WILLMS, Elni Elisa. EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 177–207, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.177207. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791. Acesso em: 9 out. 2023.

ZOIA, A.; MENDES, M. Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do Povo Indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista da Faculdade de Educação, v. 33, n. 1, p. 247-268, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.247268. Acesso em: 11 mar. 2023.

ZOIA, A.; RONDON, M. T. Conhecimento tradicional e produção de materiais didáticos para o fortalecimento das línguas indígenas em Mato Grosso (Brasil). Pedagogia Social. Revista Interuniversitaria, v. 39, p. 61-73, 2021. DOI: 10.7179/ PSRI_2021.39.04

Downloads

Publicado

2023-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais. (2023). Revista Taka’a, 1, e2023001. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/11718

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.