As histórias dos povos indígenas que habitam o território de Matupá/MT
Palavras-chave:
Narrativas Indígenas, Encontro entre Culturas, Conflitos TerritoriaisResumo
Esse texto foi produzido a partir de um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT – Campus Barra do Bugres, sobre diferentes aspectos da dinâmica do encontro cultural, na perspectiva de famílias indígenas que migraram para a cidade, tendo como tema: A dinâmica do encontro das famílias indígenas no espaço urbano de Matupá/MT e a escola como um lugar multicultural. Com enfoque nos processos de sua adaptação à vida urbana e dos seus filhos na escola. Buscamos descrever os motivos que levaram as famílias estudadas a migrarem para a cidade, e também mostrando a visão dos indígenas sobre como os habitantes não índios os acolhem e sobre as características dos relacionamentos estabelecidos até então. Desta forma contamos As Histórias Dos Povos Indígenas que Habitavam A Cidade De Matupá, para contar essa história nos baseamos nas Teses de Doutorado de Alceu Zoia e Paulo Augusto Mário Isaac e na pesquisa da autora Ester de Souza Oliveira. Essas Pesquisas contam elementos históricos da constituição do povo Terena e Kayapó e suas organizações produtiva, política, cultural, educacional e a identidade desses povos. Buscando compreender o processo de construção social da Comunidade estudada através de relatos orais, documentais e coleta de dados para saber o modo de vida de um povo e sua história.
Palavras-chave: Narrativas Indígenas. Encontro entre Culturas. Conflitos Territoriais.
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Referências
ISAAC, Paulo Augusto Mário. Modo de Existir Terena na comunidade multiétnica que vive em Mato Grosso, 235 p.: il. mapas, quadros 30 cm Tese (Doutoramento) Ciências Sociais – Etnologia Brasileira Orientadora: Dra. Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira s. n. 2004
MENDES, Sâmara Leila Cunha. Educação indígena X Educação escolar indígena; Um aprendizado diferenciado. Mestrado em ciências sociais. Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP. 2018.
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ZOIA, Alceu. A comunidade indígena Terena do Norte de Mato Grosso: infância, identidade e educação. 2009. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2009.