As histórias dos povos indígenas que habitam o território de Matupá/MT

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Indígenas, Encontro entre Culturas, Conflitos Territoriais

Resumo

Esse texto foi produzido a partir de um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT – Campus Barra do Bugres, sobre diferentes aspectos da dinâmica do encontro cultural, na perspectiva de famílias indígenas que migraram para a cidade, tendo como tema: A dinâmica do encontro das famílias indígenas no espaço urbano de Matupá/MT e a escola como um lugar multicultural.  Com enfoque nos processos de sua adaptação à vida urbana e dos seus filhos na escola. Buscamos descrever os motivos que levaram as famílias estudadas a migrarem para a cidade, e também mostrando a visão dos indígenas sobre como os habitantes não índios os acolhem e sobre as características dos relacionamentos estabelecidos até então. Desta forma contamos As Histórias Dos Povos Indígenas que Habitavam A Cidade De Matupá, para contar essa história nos baseamos nas Teses de Doutorado de Alceu Zoia e Paulo Augusto Mário Isaac e na pesquisa da autora Ester de Souza Oliveira. Essas Pesquisas contam elementos históricos da constituição do povo Terena e Kayapó e suas organizações produtiva, política, cultural, educacional e a identidade desses povos. Buscando compreender o processo de construção social da Comunidade estudada através de relatos orais, documentais e coleta de dados para saber o modo de vida de um povo e sua história.

 

Palavras-chave: Narrativas Indígenas. Encontro entre Culturas. Conflitos Territoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Maria da Silva Cabral Silverio, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora na rede municipal de ensino de Matupá -MT- Brasil- Endereço para correspondencia: Rua 16, nº 231, Centro, Matupá/MT-Brasil, CEP 78525-000. E-mail: selmasilveriosilva@gmail.com

João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. Endereço para correspondência: CTEMAT - Rua: A, s/n. Bairro: Cohab São Raimundo Barra do Bugres/MT – Brasil, CEP: 78.390-000.  E-mail: joaofilho@unemat.br

Referências

ISAAC, Paulo Augusto Mário. Modo de Existir Terena na comunidade multiétnica que vive em Mato Grosso, 235 p.: il. mapas, quadros 30 cm Tese (Doutoramento) Ciências Sociais – Etnologia Brasileira Orientadora: Dra. Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira s. n. 2004

MENDES, Sâmara Leila Cunha. Educação indígena X Educação escolar indígena; Um aprendizado diferenciado. Mestrado em ciências sociais. Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP. 2018.

PEQUENO, Eliane da Silva Souza. Trajetória da reivindicação Kayapó sobre a Terra Indígena Badjônkôre. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.1, n. 2, p. 249-288, dez. 2004

ZOIA, Alceu. A comunidade indígena Terena do Norte de Mato Grosso: infância, identidade e educação. 2009. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Silverio, S. M. da S. C., & Severino Filho, J. (2024). As histórias dos povos indígenas que habitam o território de Matupá/MT. Revista Taka’a, 1, e2023004. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12329

Edição

Seção

Artigos