As histórias dos povos indígenas que habitam o território de Matupá/MT

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Indígenas, Encontro entre Culturas, Conflitos Territoriais

Resumo

Esse texto foi produzido a partir de um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – da Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT – Campus Barra do Bugres, sobre diferentes aspectos da dinâmica do encontro cultural, na perspectiva de famílias indígenas que migraram para a cidade, tendo como tema: A dinâmica do encontro das famílias indígenas no espaço urbano de Matupá/MT e a escola como um lugar multicultural.  Com enfoque nos processos de sua adaptação à vida urbana e dos seus filhos na escola. Buscamos descrever os motivos que levaram as famílias estudadas a migrarem para a cidade, e também mostrando a visão dos indígenas sobre como os habitantes não índios os acolhem e sobre as características dos relacionamentos estabelecidos até então. Desta forma contamos As Histórias Dos Povos Indígenas que Habitavam A Cidade De Matupá, para contar essa história nos baseamos nas Teses de Doutorado de Alceu Zoia e Paulo Augusto Mário Isaac e na pesquisa da autora Ester de Souza Oliveira. Essas Pesquisas contam elementos históricos da constituição do povo Terena e Kayapó e suas organizações produtiva, política, cultural, educacional e a identidade desses povos. Buscando compreender o processo de construção social da Comunidade estudada através de relatos orais, documentais e coleta de dados para saber o modo de vida de um povo e sua história.

 

Palavras-chave: Narrativas Indígenas. Encontro entre Culturas. Conflitos Territoriais.

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Biografia do Autor

  • Selma Maria da Silva Cabral Silverio, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora na rede municipal de ensino de Matupá -MT- Brasil- Endereço para correspondencia: Rua 16, nº 231, Centro, Matupá/MT-Brasil, CEP 78525-000. E-mail: selmasilveriosilva@gmail.com

  • João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. Endereço para correspondência: CTEMAT - Rua: A, s/n. Bairro: Cohab São Raimundo Barra do Bugres/MT – Brasil, CEP: 78.390-000.  E-mail: joaofilho@unemat.br

Referências

ISAAC, Paulo Augusto Mário. Modo de Existir Terena na comunidade multiétnica que vive em Mato Grosso, 235 p.: il. mapas, quadros 30 cm Tese (Doutoramento) Ciências Sociais – Etnologia Brasileira Orientadora: Dra. Carmen Sylvia de Alvarenga Junqueira s. n. 2004

MENDES, Sâmara Leila Cunha. Educação indígena X Educação escolar indígena; Um aprendizado diferenciado. Mestrado em ciências sociais. Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP. 2018.

PEQUENO, Eliane da Silva Souza. Trajetória da reivindicação Kayapó sobre a Terra Indígena Badjônkôre. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.1, n. 2, p. 249-288, dez. 2004

ZOIA, Alceu. A comunidade indígena Terena do Norte de Mato Grosso: infância, identidade e educação. 2009. 244f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, 2009.

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Publicado

2024-04-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As histórias dos povos indígenas que habitam o território de Matupá/MT. (2024). Revista Taka’a, 1, e2023004. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12329