A roça tradicional: aspectos da ancestralidade e pedagogia Balatiponé-Umutina na etnomatemática

Autores

Palavras-chave:

Balatiponé, Cultura, Etnomatemática

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Sctrito Sensu, Mestrado Profissional, em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural” da Universidade do Estado de Mato Grosso, e trata sobre a etnomatemática presente na roça tradicional do povo Balatiponé-Umutina. O objetivo é apresentar uma experiência vivida em pesquisa na escola Jula Paré sobre a roça tradicional, pois é um tema trabalhado na escola como conteúdo pedagógico desde 2016, portanto, faz parte do currículo escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo e participante, desenvolvida de forma colaborativa com os alunos da escola, com outras pessoas da comunidade, além de entrevistas com alguns anciãos, que detêm conhecimentos sobre a roça tradicional. Quanto ao referencial teórico, dialogamos com autores que tratam sobre o tema desse trabalho, como D’ambrósio, Beltz, Ribeiro, entre outros e, ainda, a leitura do Referencial |Curricular Nacional para as escolas indígenas-RCNEI, importante documento que aborda sobre a educação escolar indígena, de um modo geral. Este trabalho se insere dentro da política cultural educativa do povo Balatiponé em fazer a escola intercultural e específica e, também, com aprendizados da etnomatemática. Foi uma experiência pedagógica que permitiu se estabelecer relações dos conhecimentos empíricos com os conceitos matemáticos e etnomatemáticos, e que resultou, ainda, num produto educacional para estudantes dos anos iniciais da Escola Estadual Jula Paré.

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Biografia do Autor

  • Jairton Kupodonepá, Escola Estadual Indígena Jula Paré, Barra do Bugres/MT

    Mestre em Ensino em Contexto Indígena Intercultural pela Universidade do Estado de Mato Grosso,

    Professor na Escola Estadual Indígena Jula Paré, Barra do Bugres/MT

    http://orcid.org/0009-0006-0625-1099

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas (UNEMAT). Professora da Faculdade Indígena Intercultural (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII).

Referências

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Publicado

2024-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A roça tradicional: aspectos da ancestralidade e pedagogia Balatiponé-Umutina na etnomatemática. (2024). Revista Taka’a, 1, e3923005. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12452

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