Trajetória de um estudante do povo Balatiponé

Autores

Palavras-chave:

Povo Balatiponé, Educação tradicional, Educação escolar

Resumo

Este texto é um fragmento das reflexões que eu trouxe no memorial para entrar no Mestrado em Educação Intercultural Indígena e que fez parte do primeiro capítulo da dissertação. Trata-se de uma pesquisa participante à medida que estas reflexões acontecem na escola em que atuamos e desenvolvemos a prática docente e da pesquisa. É um texto que se justifica pela necessidade que a escola tem em mudar suas práticas pedagógicas para acolher seus estudantes. O povo Balatiponé-Umutina ao longo dos anos enfrentou vários processos de educação colonial, assim, é urgente uma educação decolonial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osvaldo Corezomaé Monzilar, Escola Estadual Julá Paré - Barra do Bugres/MT

    Mestre pelo Programa em Educação Intercultura Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Professor da rede estadual do Estado de Mato Grosso (Seduc), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. Aldeia do Povo Balatiponé-Umunitina, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. CEP: 78.390-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8222-0304

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena e Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Juara, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Jair Toledo, 506 S, Residencial Arinos, Juara, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78.575-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8733-8255.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5019828060804740. E-mail: lisanilpatrocinio@gmail.com

Referências

ÂNGELO, Francisca Navantino Pinto. Educação Escolar e Protogonismo Indígena. SECCHI, Darci & MENDONÇA, Terezinha Furtado (Orgs.). Cenário e Pespectivas. Coletania Educação Escolar Indígena. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BRANDÃO, C. R. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JUNIOR, L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

FRANCO, Thais Cardoso; MATIELLO, Ana Claudia Taube; PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. Relatos de uma bolsista de iniciação científica júnior do CNPq e sua importância para a formação em nível médio. In Revista de Comunicação Científica–RCC, maio/ago., vol. I, n. 15, p. 07-21, 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

MONZILAR, Osvaldo Corezomaé & COREZOMAÉ, Geniele dos Reis. Roça escolar tradicional do povo Umutina In STIELER, Mariuce Campos de Moraes et ali. Terra como princípio educativo II. São Leopoldo: Oikos, 2022

MELIÁ, Bartolomeu: Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, Nº 49, Dezembro, 1999.

PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. RECK, Jair. JÚNIOR, Miguel Castilho. CUNHA, Teresa Cunha. (Org.). Iniciação científica e construção de conhecimentos emancipatórios na Escola Agrícola de Terra Nova do Norte, MT, Brasil. São Paulo: Literando Editora, 2023.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes da. LEAL FERREIRA, Mariana Kawall. (Orgs.). Antropologia, história e educação. São Paulo: Global/Mari, 2001.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.