Trajetória de um estudante do povo Balatiponé

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Palavras-chave:

Povo Balatiponé, Educação tradicional, Educação escolar

Resumo

Este texto é um fragmento das reflexões que eu trouxe no memorial para entrar no Mestrado em Educação Intercultural Indígena e que fez parte do primeiro capítulo da dissertação. Trata-se de uma pesquisa participante à medida que estas reflexões acontecem na escola em que atuamos e desenvolvemos a prática docente e da pesquisa. É um texto que se justifica pela necessidade que a escola tem em mudar suas práticas pedagógicas para acolher seus estudantes. O povo Balatiponé-Umutina ao longo dos anos enfrentou vários processos de educação colonial, assim, é urgente uma educação decolonial.

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Biografia do Autor

  • Osvaldo Corezomaé Monzilar, Escola Estadual Julá Paré - Barra do Bugres/MT

    Mestre pelo Programa em Educação Intercultura Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Professor da rede estadual do Estado de Mato Grosso (Seduc), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. Aldeia do Povo Balatiponé-Umunitina, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. CEP: 78.390-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8222-0304

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena e Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Juara, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Jair Toledo, 506 S, Residencial Arinos, Juara, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78.575-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8733-8255.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5019828060804740. E-mail: lisanilpatrocinio@gmail.com

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2024-06-04

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