A língua Nakado’tu  no cotidiano das aldeias e no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13209

Palavras-chave:

Sociolinguística, Língua Nakado´tu, Política linguística

Resumo

Este artigo apresenta a situação sociolinguística do povo Nakado’tu-Negarotê, focando o uso da língua materna nas aldeias e na Escola Municipal Indígena Vale do Guaporé, localizada na aldeia Central Negarotê, dentro da Terra Indígena Vale do Guaporé, no município de Comodoro-MT. Ele foi produzido como requisito para a disciplina “Políticas Linguísticas”, ofertada no curso do Mestrado Profissional do programa de pós-graduação em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural”-PPGECII/UNEMAT. O objetivo principal é mostrar como a língua Nakado’tu é utilizada, tanto nas comunidades quanto no ambiente escolar. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas com anciãos, lideranças, professores e jovens, a fim de compreender a dinâmica linguística e os desafios enfrentados pelo povo Nakado’tu no contexto atual. 

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Biografia do Autor

  • Wamen Kalapalo Negarotê , Escola Municipal Indígena Vale do Guaporé - Comodoro - MT

    Professora na Escola Municipal Indígena Vale do Guaporé, Comodoro-MT, Mestranda em ensino em Contexto Indígena Intercultural - PPGECII/Unemat

    https://orcid.org/0009-0006-0787-8432

    wamenkn@gmail.com

  • Lucimar Luísa Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduada em Letras pela UNEMAT. Mestre e doutora em linguística pela UNICAMP – SP. Professora de língua portuguesa vinculada ao PPGECII – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural - UNEMAT – Câmpus de Barra do Bugres – MT. https://orcid.org/0000-0001-6105-4684

  • Mônica Cidele da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora adjunta da Universidade do estado de Mato Grosso. Doutorado em Linguística pela Unicamp. Docente do programa de pós-graduação e Linguística e do programa de pós-graduação, Mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural- PPGECII, ambos da Unemat. Coordenadora do Centro de Línguas Ameríndias-CLAM 

    https://orcid.org/0000-0001-6169-0760

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Negarotê , W. K. ., Ferreira, L. L., & Cruz, M. C. da . (2024). A língua Nakado’tu  no cotidiano das aldeias e no contexto escolar. Revista Taka’a, 2(1), e2024003. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13209