O ensino da língua Akwẽ -Xerente na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, de Tocantínia, Estado do Tocantins

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13069

Palabras clave:

Povo Xerente, Língua Akwẽ -Xerente, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este artigo representa o trabalho final de conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia, realizado no campus de Miracema do Tocantins. Seu objetivo central é investigar como a cultura do povo indígena Xerente, que reside no município, é abordada no processo de ensino-aprendizagem da língua Akwẽ Xerente nas escolas municipais urbanas. A pesquisa possui um caráter teórico, analítico e descritivo, fundamentando-se em estudos bibliográficos de Collet et al (2014), Baniwa (2006), documentais e experiências de campo. Buscou-se analisar, por meio de estágios supervisionados, como a língua materna do povo Xerente está sendo ensinada em sala de aula na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, além de apresentar dados relevantes sobre a educação municipal.

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Biografía del autor/a

  • DANILO RODRIGUES CORSINO, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Discente graduado do curso de Licenciatura em Pedagogia  da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Miracema do Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Ana Barbosa, Vila Planalto, n° 433, Tocantínia do Tocantins, CEP; 77640-000.

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

RODRIGUES CORSINO, D. (2024). O ensino da língua Akwẽ -Xerente na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, de Tocantínia, Estado do Tocantins. Revista Taka’a, 2(1), e2024002. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13069