Os cantos rituais como fortalecimento da língua e da cultura Apyãwa
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13210Palabras clave:
Língua Apyãwa, Saberes tradicionais, EnsinoResumen
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa na área de ensino de língua materna Apyãwa, que traz como tema os cantos rituais Apyãwa. Nosso desejo é contribuir para o fortalecimento e a manutenção de nossa língua materna em nossas aldeias, por meio da escola, que tem um papel muito importante no trabalho com a modalidade escrita da língua. Nesse sentido, esta pesquisa é muito importante no contexto atual do nosso povo, uma vez que os cantos são elementos constituídos, exclusivamente, pelas riquezas da nossa língua ancestral. A metodologia do meu trabalho se compõe pela escuta, primordialmente, dos conhecimentos dos consultores indígenas, como anciãos e anciãs Apyãwa e, por meio da pesquisa bibliográfica. Como se trata de uma pesquisa com olhar no ensino e fortalecimento da língua, nosso foco é na ação pedagógica, de acordo com a proposta curricular da nossa escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP. A ação pedagógica é a base essencial para o percurso didático-metodológico, durante o qual movimentamos todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para os cantos rituais, trabalhando a leitura e a produção escrita. Outro propósito do trabalho é direcionado ao empoderamento da nossa política linguística na comunidade, para gerar mais fontes de saberes ancestrais no aperfeiçoamento e enriquecimento da prática pedagógica dos professores Apyãwana, bem como, a formação efetiva dos alunos. Por esta razão, reforçamos, também, que a produção de materiais sobre este tema é de extrema relevância para o ensino de língua materna nas escolas das aldeias Apyãwa. Portanto, este trabalho é bastante relevante, no sentido de fortalecer nossa cultura e a política de valorização da língua Apyãwa, tanto no contexto da educação Apyãwa, quanto no contexto da educação escolar Apyãwa.
Descargas
Referencias
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htmAcesso em: 08/08/2024
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
FERREIRA, Waldineia Antunes de Alcântara; ZOIA, Alceu; ALMEIDA, Elizabeth Rezende. Produção de materiais pedagógicos (didáticos) em escolas indígenas: uma parceria entre universidades e aldeias. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402404, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12577. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12577.Acesso em: 16 dez. 2024.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.534-551. ISSN 2176-6681.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
PAULA, Eunice Dias de. Os saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 62/1, p. 355-372, maio/ago. 2017
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA INDÍGENA ESTADUAL TAPI’ITÃWA. Secretaria de Estado de Educação. Estado de Mato Grosso. Terra Indígena Urubu Branco. Confresa-MT, 2009.
RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas brasileiras. São Paulo: Loyola, 1986.
TAPIRAPÉ, Nivaldo. Takãra: a casa da sapiência Apyãwa. Dissertação em nível mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em contexto Indígena Intercultural (PPGECII), Campus de Barra do Bugres, 2022.
ZOIA, Alceu; TAPIRAPÉ, Taroko Edimundo. Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais. Revista Taka’a, [S. l.], v. 1, p. e2023001, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/11718. Acesso em: 16 dez. 2024.
CONSULTORES NATIVOS
TAPIRAPÉ, Kaorewygi (Korari). Chefe de rituais e cantador. (Fonte oral). Saberes Tradicionais Apyãwa. Terra Indígena Urubu Branco. Aldeia Apyãwa. Confresa-MT,2023.
TAPIRAPÉ, Luís Myryxiwyga. Chefe de rituais e cantador. (Fonte oral). Saberes Tradicionais Apyãwa. Terra Indígena Urubu Branco. Aldeia Apyãwa. Confresa-MT,2023.