Os cantos rituais como fortalecimento da língua e da cultura Apyãwa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13210

Palavras-chave:

Língua Apyãwa, Saberes tradicionais, Ensino

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa na área de ensino de língua materna Apyãwa, que traz como tema os cantos rituais Apyãwa. Nosso desejo é contribuir para o fortalecimento e a manutenção de nossa língua materna em nossas aldeias, por meio da escola, que tem um papel muito importante no trabalho com a modalidade escrita da língua. Nesse sentido, esta pesquisa é muito importante no contexto atual do nosso povo, uma vez que os cantos são elementos constituídos, exclusivamente, pelas riquezas da nossa língua ancestral. A metodologia do meu trabalho se compõe pela escuta, primordialmente, dos conhecimentos dos consultores indígenas, como anciãos e anciãs Apyãwa e, por meio da pesquisa bibliográfica. Como se trata de uma pesquisa com olhar no ensino e fortalecimento da língua, nosso foco é na ação pedagógica, de acordo com a proposta curricular da nossa escola, presente no Projeto Político Pedagógico-PPP. A ação pedagógica é a base essencial para o percurso didático-metodológico, durante o qual movimentamos todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para os cantos rituais, trabalhando a leitura e a produção escrita. Outro propósito do trabalho é direcionado ao empoderamento da nossa política linguística na comunidade, para gerar mais fontes de saberes ancestrais no aperfeiçoamento e enriquecimento da prática pedagógica dos professores Apyãwana, bem como, a formação efetiva dos alunos. Por esta razão, reforçamos, também, que a produção de materiais sobre este tema é de extrema relevância para o ensino de língua materna nas escolas das aldeias Apyãwa. Portanto, este trabalho é bastante relevante, no sentido de fortalecer nossa cultura e a política de valorização da língua Apyãwa, tanto no contexto da educação Apyãwa, quanto no contexto da educação escolar Apyãwa.

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Biografia do Autor

  • Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Escola Estadual Indígena Tapi'itawa - Seduc-MT

    Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2015), Mestrando do programa de pós-graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural-PPGECII/UNEMAT, professor da Escola Estadual Indígena Tapi'itawa- Confresa/MT

  • Mônica Cidele da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora adjunta da Universidade do estado de Mato Grosso. Doutorado em Linguística pela Unicamp. Docente do programa de pós-graduação e Linguística e do programa de pós-graduação, Mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural- PPGECII, ambos da Unemat. Coordenadora do Centro de Línguas Ameríndias-CLAM 

Referências

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TAPIRAPÉ, Luís Myryxiwyga. Chefe de rituais e cantador. (Fonte oral). Saberes Tradicionais Apyãwa. Terra Indígena Urubu Branco. Aldeia Apyãwa. Confresa-MT,2023.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Tapirapé, K. A. ., & Cruz, M. C. da . (2024). Os cantos rituais como fortalecimento da língua e da cultura Apyãwa. Revista Taka’a, 2(1), e2024004. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13210