Alguns problemas de consciência fonológica ditongal do professor brasileiro de língua inglesa como L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n1id5999

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Professores de Inglês como L2, Pronúncia, Ditongos

Resumo

Este trabalho levanta problemas na consciência fonológica de professores de inglês como L2, que é um dos maiores obstáculos para o ensino eficiente. Como foco de pesquisa, contornamos os aspectos ditongais no nível segmental da pronúncia. O método utilizado é o indutivo e a aplicação consistiu na coleta, via gravação de áudio, da fala de cinco professores de língua inglesa como L2 em universidades e cursos de idioma. Após a análise das pronúncias, por meio de comparação com o General American Accent, pudemos identificar que há uma discrepância considerável em relação ao nível de consciência fonológica de professores brasileiros de língua inglesa.

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Biografia do Autor

  • Priscila Rossa, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Possui graduação em English pela Concordia University of Edmonton(2015) e ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VERA CRUZ(2009). Atualmente é Instrutor de Inglês da Symbol Idiomas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

  • Carlos Renê Ayres, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Possui graduação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Especialização em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura - FISC. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Exerce também a Coordenação do Curso de Letras da Unisc e Coordena o Centro de Línguas e Culturas da Unisc. Atua no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Unisc. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Estudos Cognitivos, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, sentido, sujeito, leitura, cognição, letramento e ensino de Língua Inglesa. Coordena o Projeto de Pesquisa Gestos de leitura - discurso, cognição e sentido. Tem ainda sob sua Coordenação dois projetos de Pibid - Português e Língua Inglesa. Coordena ainda os exames de Língua Estrangeira aplicados para o Stricto Sensu e para a graduação. É responsável também pela coordenação da redação nos processos seletivos da universidade.

  • Marcos Luiz Cumpri, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Letras/Bacharelado e Licenciatura Português - Inglês (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado (2008) e doutorado (2012) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Atualmente é professor visitante na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É membro do Grupo de Pesquisa Variação e invariantes na linguagem, cadastrado no CNPq e, desde 2015, é docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT/Campus de Cáceres.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Alguns problemas de consciência fonológica ditongal do professor brasileiro de língua inglesa como L2 . (2021). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 5(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2021v5n1id5999

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