Tolerância nas relações de amizade em acadêmicos da área de saúde/ Tolerance in friendship relationships among health area students/ Tolerancia en las relaciones de amistad en la academia de salud

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem.
  • Isabela Moreno de Souza Cunha Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás - GO, Brasil.
  • Kaine Rayane Gomes Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás - GO, Brasil.
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão. Bacabal, MA, Brasil.
  • Lucas Monteiro Lima Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goias, Brasil.
  • Osmar Pereira dos Santos Faculdade União de Goyazes–FUG.Trindade,GO, Brasil.
  • Cristilene Akiko Kimura Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaíso de Goiás - GO, Brasil
  • Thais Vilela de Sousa Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goias, Brasil.

Palavras-chave:

Amizade, Relações Interpessoais, Desenvolvimento de Pessoal, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar o grau de tolerância nas relações de amizade entre estudantes da área da saúde de uma instituição de ensino superior privada. Método: trata-se de estudo transversal, analítico e quantitativo, realizado com 273 estudantes da área de saúde de uma instituição privada do Estado de Goiás. Utilizou-se três estratégias de coleta de dados, com um formulário sociodemográfico, o instrumento de Avaliação da Tolerância nas Relações de Amizade (ATRA) e uma questão norteadora. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e regressão linear, com método stepwise. Resultados: os estudantes apresentam alta tolerância nas relações de amizade e consideram que a tolerância facilita a permanência no curso. Alguns fatores contribuem para aumentar a tolerância como, a religião, número de filhos e graduação escolhida. Conclusão: as relações de amizade no contexto acadêmico facilitam a permanência do estudante no curso de graduação. A tolerância se torna uma característica que poderá ajudá-los na atuação profissional, além disso, pode refletir em melhores ambientes de trabalho e relações de cuidado.

Biografia do Autor

  • Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - Campus Brasília - Departamento de Enfermagem.
                               
  • Isabela Moreno de Souza Cunha, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás - GO, Brasil.
                            
  • Kaine Rayane Gomes Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaiso de Goiás - GO, Brasil.
                         
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão. Bacabal, MA, Brasil.
                      
  • Lucas Monteiro Lima, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goias, Brasil.
                   
  • Osmar Pereira dos Santos, Faculdade União de Goyazes–FUG.Trindade,GO, Brasil.
                
  • Cristilene Akiko Kimura, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) – Valparaíso de Goiás - GO, Brasil
             
  • Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goias, Brasil.
          

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Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale

Como Citar

Tolerância nas relações de amizade em acadêmicos da área de saúde/ Tolerance in friendship relationships among health area students/ Tolerancia en las relaciones de amistad en la academia de salud. (2020). Journal Health NPEPS, 5(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4772

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