SERENDIPIDADE: FERRAMENTA DE COMBATE DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DA MATERNIDADE ATÍPICA

Autores

  • Taís dos Santos Abel UFRJ/IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i48.12367

Palavras-chave:

Serendipidade, descoberta, mulher, sofrimento psíquico

Resumo

Este artigo objetiva analisar o papel da serendipidade no conto Lia Gabriel, de Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo. Busca-se evidenciar a importância desse termo, a partir de uma série de ações e transformações na vida da protagonista. Apesar de situações inusitadas, angustiantes e carregadas de muito sofrimento, foi possível perceber como essa mãe atípica se reinventou, a partir de grande descoberta inesperada que trouxe consequências positivas para sua vida que atenuaram seu sofrimento psíquico. Foi percebido que a serendipidade atua, então, movimentando sua atenção, apresentando novas direções e ampliando, assim, os horizontes para uma jornada transgressora e plena de realizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taís dos Santos Abel, UFRJ/IFRJ

    Doutora em Letras Vernáculas ( 2023).Mestre em Literaturas Africanas(UFRJ - 2013), Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ - 2009); Possui pós-graduação em Gestão Escolar Integradora (UCB - 2016) .Cursou graduação em Letras, Português- Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).Foi professora das instituições - Colégio FuturoVip, Escolas de idiomas Skill, Escola de idiomas Wizard, tutora de língua portuguesa - CEDERJ - São Gonçalo e professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ ) e FAETEC. Atuou na coordenação pedagógica do Colégio Abel e leciona nas redes estaduais e municipais de ensino do Rio de Janeiro. Ministrou uma disciplina na UNESA. Atuou como Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Políticas para mulheres (RJ). Também ocupou o cargo de Secretaria Executiva do Conselho de Direitos da Mulher (RJ). Atualmente, oferece palestras e cursos em empresas, universidades e escolas. É agente literária , Fundadora do grupo Escritoras Visíveis da Baixada Fluminense, integrante do Grupo de Pesquisa Escritas do Corpo Feminino (UFRJ) , Professora Credenciada do IFRJ, campus São João de Meriti, Professora Substituta do IFRJ, campus Duque de Caxias

Referências

ABEL, Taís dos Santos. Serendipidade em Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo e em Niketche, de Paulina Chiziane. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2023.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/governadorvaladares/noticias/adelia-a-poesia-e-a-vida-convite-para-o-3o-encontro-do-dialogos/o-perigo-de-uma-historia-unica-chimamanda-ngozi-adichie-pdf.pdf Acesso em: 22/03/23.

CATELLIN, Silvie. Sérendipité.Paris: Éditions Du Seil, 2014.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

FANON, Frantz. The wretched of the earth. Trans. New York: Groove P, 1963.

hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, Trad. Ana Luiza Libânio, Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 2018.

hooks, bell. Não serei eu mulher? As mulheres negras e o feminismo. Trad. Nuno Quintas, Lisboa, Orfeu Negro, 2018.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.

MERTON, Robert K. e BARBER, Elinor G. The travels and adventures of serendipity: a study in sociological semantics and the sociology of science. Princeton University: 2004.

MOREIRA, Rômulo de Andrade. A serendipidade, o encontro casual ou o encontro fortuito. 2014. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/28811/a-serendipidade-o-encontro-casual-ou-o-encontro-fortuito. Acesso em: 31/08/2018.

OLIVEIRA, Natália Fontes de. Os condenados da terra: violência doméstica e maternidade em Insubmissas Lágrimas de Mulheres. In: DUARTE, Constância Lima & NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. O Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

Downloads

Publicado

12/07/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/1: Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas

Como Citar

SERENDIPIDADE: FERRAMENTA DE COMBATE DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DA MATERNIDADE ATÍPICA. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(48). https://doi.org/10.30681/rln.v17i48.12367

Artigos Semelhantes

21-30 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.