SOBRE OLHOS QUE CHORAM E GRITAM: UMA ANÁLISE DO RACISMO ESTRUTURAL EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.10812Palabras clave:
racismo estrutural, violência, Maria, Conceição EvaristoResumen
Este trabalho objetivou analisar sobre a ótica do racismo estrutural no conto Maria, que compõe a coletânea Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Como metodologia, utilizou-se pesquisa qualitativa. Enquanto aporte teórico, usamos o conceito de racismo estrutural apresentado por Almeida (2020) e sobre a experiência social do negro de Fanon (2008), além do mais, valeu-se da noção de estigma de Goffman (2021). Pode-se perceber que a personagem protagonista do conto sofre a partir de uma conjuntura de racismo estrutural um processo de inferiorização e posterior silenciamento de seu discurso, ao ponto que este culminou em uma tragédia.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, S. L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
EVARISTO, C. Maria. In: Olhos d´água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. (E-book)
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador-BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2006.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed.
Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: LTC. 2021.
LEHNEN, L. O direito à poesia. In: DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura e direitos humanos. Porto Alegre, RS: Zouk, 2018. p. 13-29.
MARIA. In: Dicionário de Nomes Próprios da Língua Portuguesa, 2021. Disponível em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=syllables&act=list&letter=m&start=3300 Acesso em 21 dez. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais