v. 15 n. 39 (2022): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

					Visualizar v. 15 n. 39 (2022): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

O volume 15, edição N. 39, da Revista de Letras Norte@mentos tem sua atenção focada nos estudos linguísticos, oportunizando-nos a transitar em temas e aportes teórico- metodológicos distintos, que contemplam a Geolinguística pluridimensional e relacional, a perspectiva dialógica do discurso, o uso do aplicativo Cartoon Story Maker nas aulas de Inglês, atitudes linguísticas, a discursivização do negro, a formação docente e a importância dos jogos no ensino de Inglês para crianças, estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, multimodalidade e ensino de Língua Portuguesa, Análise de Discurso de linha francesa, o funcionamento do aparelho ideológico escolar e o ensino de História no combate ao preconceito racial.

Publicado: 06/09/2022

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Neusa Inês Philippsen
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6541
  • APRESENTAÇÃO

    Neusa Inês Philippsen
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6542
  • A DOCUMENTAÇÃO DE MISTURA NOS DADOS DO PORTUGUÊS FALADO NO PARANÁ CAIPIRA E NO NORTE DE MATO GROSSO

    Fernando Hélio Tavares de Barros, Grasiela Veloso dos Santos Heidmann, Neusa Inês Philippsen
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6529
  • ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS EM CORDEL: UM ESTUDO DAS VOZES SOCIAIS

    Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Cláudia Souza Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6532
  • CARTOON STORY MAKER: APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS EM SALA DE AULA

    Cybele Ruana Ferreira de Morais
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6533
  • CONHECENDO ATITUDES LINGUÍSTICAS DE INGRESSANTES DOS CURSOS DE LETRAS DA CIDADE DE UBERABA-MG

    Juliana Bertucci Barbosa, Larissa Galdiano da Silva Marra
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6534
  • “IMAGINÁRIO DE NEGRO” NA LEI NO 10.639/03: SENTIDOS EM DISPUTA NO DISCURSO

    Dóris Maria Luzzardi Fiss, Vagner Garcez Soares
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6535
  • MODELIZAÇÃO TEÓRICA DO GÊNERO: A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO OBJETO SOCIAL DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Samandra de Andrade Corrêa
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6536
  • MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNÇÕES DISCURSIVAS DE RECURSOS MULTIMODAIS NO WHATSAPP CHAT

    Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento, Rebecca Paiva Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6537
  • “O CARA VIROU UM PARASITA”: ANALISANDO A FALA DO MINISTRO PAULO GUEDES A RESPEITO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

    Fernando Moreno da Silva, Jorge Sobral da Silva Maia
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6538
  • O FUNCIONAMENTO DO APARELHO IDEOLÓGICO ESCOLAR A PARTIR DOS INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS E DO DISCURSO PEDAGÓGICO

    Rubiamara Pasinatto
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6539
  • O PRECONCEITO RACIAL E SUA DISSEMINAÇÃO NO LIVRO CONTOS NEGREIROS DE MARCELINO FREIRE

    Ana Paula Santos de Souza
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6540