Ritxòkò como Instrumento Pedagógico na Cultura Karajá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392318

Palavras-chave:

Ritxòkò, Cultura Karajá, Artefato cultural-pedagógico

Resumo

Na comunidade indígena Hawalora, as ritxòkò auxiliam na conscientização e preservação da cultura Karajá (Iny Mahãdu). Os Karajá de Hawalora vivem às margens dos rios Tapirapé e Araguaia, na divisa entre o estado de Mato Grosso e o estado de Tocantins, estando próximos à área urbana de Santa Terezinha - MT. Ritxòkò são bonecas, normalmente confeccionadas de barro, com notório potencial lúdico-pedagógico, enquanto instrumento de criação de experiências, ideias e práticas de ensino-aprendizagem aos Karajá, seja em ambiente escolar ou fora dele. O presente estudo buscou compreender um pouco sobre a produção e as histórias envolvendo o tradicional artesanato ritxòkò, notadamente, sobre suas práticas e valores culturais, para, em seguida, analisarmos as relevâncias do resgate e (res)significação dessa tradição, enquanto recurso pedagógico, de modo a não se restringir a um objeto-mercadoria (artesanatos vendidos aos não índios). As metodologias utilizadas na pesquisa foram, além da pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo, com a organização de uma oficina de confecção de bonecas de barro, compondo observações e análises.

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Biografia do Autor

  • EDNEI DE GENARO, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professor doutor.

    Docente do curso de Licenciatura em Filosofia no Câmpus Universitário do Médio Araguaia “Dom Pedro Casaldáliga” da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Vila Rica - MT.

    Email: ednei.genaro@unemat.br.

    https://orcid.org/0000-0003-2923-0195

  • Leônidas Hadori , Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduado do curso de Licenciatura em Filosofia no Câmpus Universitário do Médio Araguaia “Dom Pedro Casaldáliga” da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Vila Rica – MT.

    E-mail: leonidas.karaja@unemat.br 

    https://orcid.org/0009-0007-9287-4416

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Ritxòkò como Instrumento Pedagógico na Cultura Karajá. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392318, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392318. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11852.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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