Ritxòkò como Instrumento Pedagógico na Cultura Karajá
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392318Palavras-chave:
Ritxòkò, Cultura Karajá, Artefato cultural-pedagógicoResumo
Na comunidade indígena Hawalora, as ritxòkò auxiliam na conscientização e preservação da cultura Karajá (Iny Mahãdu). Os Karajá de Hawalora vivem às margens dos rios Tapirapé e Araguaia, na divisa entre o estado de Mato Grosso e o estado de Tocantins, estando próximos à área urbana de Santa Terezinha - MT. Ritxòkò são bonecas, normalmente confeccionadas de barro, com notório potencial lúdico-pedagógico, enquanto instrumento de criação de experiências, ideias e práticas de ensino-aprendizagem aos Karajá, seja em ambiente escolar ou fora dele. O presente estudo buscou compreender um pouco sobre a produção e as histórias envolvendo o tradicional artesanato ritxòkò, notadamente, sobre suas práticas e valores culturais, para, em seguida, analisarmos as relevâncias do resgate e (res)significação dessa tradição, enquanto recurso pedagógico, de modo a não se restringir a um objeto-mercadoria (artesanatos vendidos aos não índios). As metodologias utilizadas na pesquisa foram, além da pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo, com a organização de uma oficina de confecção de bonecas de barro, compondo observações e análises.
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