Mulheres camponesas na organização do trabalho associado: experiências e aprendizagens na ARPEP
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12576Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Mulheres camponesas, Organização social, Trabalho associadoResumo
Este artigo resulta da pesquisa realizada no transcorrer da formação no curso de Pedagogia da Unemat. Investigamos as experiências e as aprendizagens das mulheres camponesas da Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP). O objetivo foi entender como as mulheres conciliam atividades domésticas e participar de grupos coletivos, extrair produtos da terra, produzir alimentos, ter formação profissional, organizar uma associação e inovar seus conhecimentos nas conquistas organizacionais. O cenário de implicações despertou curiosidade de saber sobre a vida das mulheres camponesas, suas necessidades e realizações e como articulam as atividades diárias? Na metodologia realizamos observação de campo e quatro rodas de diálogos com mulheres trabalhadoras camponesas. Embasamos a análise na pedagogia crítica e emancipatória, para compreender práticas pedagógicas e educacionais em espaços não escolares. Os resultados apresentam cenários sociopolíticos e culturais demonstrando possibilidades organizacionais, conquistas de direitos e de condições econômicas pelas mulheres camponesas.
Downloads
Referências
CONTE, I. I. e WESCHENFELDER, N. V. Mulheres Camponesas em Luta: resistência, libertação e empoderamento. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 11–27, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4018. Acesso: 10 jun. 2024.
DAVES, A. Mulheres, Raça e Gênero. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
EISLER, R. A. Verdadeira Riqueza das Nações: criando uma economia solidária. Trad. Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 2008.
FISCHER, M. C. B. TIRIBA, L. Saberes do Trabalho Associado. In. CATTANI. A.D; LAVILLE, J.-L.; GAIGER,
L. I.; HESPANHA, P. Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Editora Almedina, 2009, p. 293-295.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. 65ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. Economia Solidária Como Práxis Pedagógica. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. São Paulo, 2009.
HOOKS, B. O Feminismo é para Todo Mundo: políticas arrebatadoras. Trad. Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
MENDES, M. F.; NEVES, S. M. A. da S.; NEVES, R. J.; SILVA, T. P. A Organização das mulheres extrativistas na região sudoeste mato-grossense. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 2014. Disponível em, https://www.scielo.br/j/ref/a/CFxs7z7J6YtKHkMsfHk5ghm/?lang=pt. Acesso em 26 Abri. 2022.
MEZADRI, A. M; CIMA, J. I; TABORDA, N. W; GASPARETO, S. A. K.; COLLET, Z. Feminismo Camponês Popular: reflexões a partir de experiências do movimento de mulheres camponesas. São Paulo: Outras Expressões, 2020.
RIBEIRO, J. A.; SILVA, J. A. da; BIANO, J. de A.; ZART, L. L. Pedagogia do trabalho e a educação do campo: os arranjos entre currículo e saberes locais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392309. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11564/8044. Acesso: 10 jun. 2024.
SGUAREZI, S.B; DUTTON, A. P.; MARTINS, E.C. Educação Popular e Trabalho Associado num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação-Nível Mestrado no Interior do Brasil: um diálogo necessário. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 131–152, 2019. DOI:10.30681/2178-7476.2018.30.131152. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3881. Acesso: 10 jun. 2024.
TIRIBA, L. Educação Popular e Pedagogia(s) da Produção Associada. Caderno Cedes, Campinas, vol, 27, n. 71, p 87-88, jan./abril. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 20 ago.2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZART, L. L. A interpretação das coisas do mundo: a compreensão da ciência a partir da arte. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 75–88, 2023. DOI:10.30681/21787476.2022.38.7588. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10928. Acesso: 10 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Neuza Machado Cabral, Laudemir Luiz Zart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".