Currículo Flexível e o Desenho Universal na Aprendizagem - DUA: desdobramentos para a aprendizagem cooperativa

Autores

Palavras-chave:

CURRÍCULO ACESSÍVEL, DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM , APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Resumo

O presente estudo teve como objetivos: revisar a literatura sobre os principais desdobramentos das adaptações/modificações/diferenciação curricular; apresentar os princípios do Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) e analisar o planejamento para a aprendizagem cooperativa. A “diferenciação curricular” perpassa pela flexibilização dos recursos e estratégias a fim de garantir o sucesso de todos os estudantes. O DUA visa o acesso ao currículo para todos os alunos de maneiras diversas atendendo ritmos e estilos de aprendizagem diferentes, mas sobretudo oportuniza a motivação dos alunos para que estejam envolvidos em cada ação desenvolvida pelo professor. As metodologias pautadas no DUA e na Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) mostraram-se eficazes e os estudos evidenciam que atitudes favoráveis à educação inclusiva melhoram as percepções de todos os alunos.. Ao garantir apoio e estratégias diversas, o professor passa a ser mais assertivo e, portanto, possibilita o aprendizado cooperativo.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco, Universidade Federal de Santo André

    Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC, ministrando as disciplinas de "Práticas Escolares em Educação Especial e Inclusiva e Educação Inclusiva. Doutora em Educação Especial pela UFSCar (2020), foi bolsista de Treinamento Técnico da FAPESP (2017-2019); integrou o grupo de pesquisadores que desenvolveu pesquisa para o "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa" (INEP) com a pesquisa intitulada: Avaliação da qualidade da educação especial na educação básica (2016-2017). Integrou o Grupo de Pesquisas denominado "Formação de Recursos Humanos em Educação Especial" (GP-FOREESP) (2016-2020). Cursou mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Universidade Estadual "Júlio Mesquita Filho" - UNESP -Bauru (2015) momento em que desenvolveu pesquisa no Observatório da Educação (OBEDUC) com bolsa CAPES. Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - GEPDI - (2013-2015). Desenvolveu pesquisa na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Políticas de inclusão escolar; Indicadores e parâmetros para a avaliação da qualidade da educação; inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial e a participação da família. Foi Professora Itinerante e do Atendimento Educacional Especializado em Escolas Estaduais no interior do estado de São Paulo.

  • Ana Carolina Marques, UNESP

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é professora do Governo do Estado de São Paulo e pós-graduanda do mestrado profissional em Docência para Educação Básica. 

  • Laura Regina Paniagua Justino, UNESP

    Diretora de escola, doutoranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Faculdade de Ciências - UNESP. Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP (2017). Especialista em Gestão Escolar e em Informática Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010) e em Normal Superior pela FACULDADE ORIGENES LESSA (2004). Experiência em educação, com ênfase em gestão escolar e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação da aprendizagem alfabetização e tecnologias educacionais. Membro do NTAPS (Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial ) da UNESP. Membro dos grupos de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e do Grupo de Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagens Profissionais em Contextos Educacionais, Esportivos e de Saúde. 

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, UNESP

    Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ-2019-2021).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem
    experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente. 

Referências

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Currículo Flexível e o Desenho Universal na Aprendizagem - DUA: desdobramentos para a aprendizagem cooperativa. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402413, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12680.. Acesso em: 13 nov. 2024.

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