Currículo Flexível e o Desenho Universal na Aprendizagem - DUA: desdobramentos para a aprendizagem cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12680Palavras-chave:
CURRÍCULO ACESSÍVEL, DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM , APRENDIZAGEM COOPERATIVAResumo
O presente estudo teve como objetivos: revisar a literatura sobre os principais desdobramentos das adaptações/modificações/diferenciação curricular; apresentar os princípios do Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) e analisar o planejamento para a aprendizagem cooperativa. A “diferenciação curricular” perpassa pela flexibilização dos recursos e estratégias a fim de garantir o sucesso de todos os estudantes. O DUA visa o acesso ao currículo para todos os alunos de maneiras diversas atendendo ritmos e estilos de aprendizagem diferentes, mas sobretudo oportuniza a motivação dos alunos para que estejam envolvidos em cada ação desenvolvida pelo professor. As metodologias pautadas no DUA e na Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) mostraram-se eficazes e os estudos evidenciam que atitudes favoráveis à educação inclusiva melhoram as percepções de todos os alunos.. Ao garantir apoio e estratégias diversas, o professor passa a ser mais assertivo e, portanto, possibilita o aprendizado cooperativo.
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