COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Leocir Bressan
  • Vantoir Roberto Brancher

Palavras-chave:

Educação, filosofia, ciência, paradigma.

Resumo

Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGOSTINHO, Santo. Cidade de Deus. Petrópolis: Vozes, 1990. 254 p.

BOAVIDA, João. Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2008. 388p.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Trad. João Gama. Lisboa: Edições

, 1986. 118 p.

________. Meditações. Trad. J. Guinsburg e B. P. Júnior. 3. ed. São Paulo:

Abril Cultural, 1983. 155 p.

DROYSEN, Johann Gustav. Histórica. Lecciones sobre la enciclopedia y

metodologia de la historia. Trad. Ernesto Garzón Valdés y Rafael Gutiérrez

Girardot. Barcelona: Alfa, 1983.

GADAMER, Hans-Georg. La dialéctica de Hegel. Trad. Manuel Garrido. 5. ed. Madrid: Cátedra, 2000. 58p.

HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Escala, 2000. 173 p.

________. “O cético”. Ensaios morais, políticos e literários. São Paulo: Abril

Cultural, 1994. 254 p.

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. Introd. e

Trad. de Urbano Zilles, 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. 53 p.

NETTO, Alfredo Veiga. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio

de Janeiro: Lamparina Editora, 2007, 187p.

SANTOS, Boaventura de Souza. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. 296 p.

SCHNÄDELBACH, Herbert. Filosofía en Alemania, 1831-1933. Trad. Pepa

Linares, Madrid: Ediciones Cátedra, 1991. 285 p.

TOMAS DE AQUINO, Santo. Suma Teológica. Porto Alegre: Sulina, 1980.

p.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

BRESSAN, Leocir; BRANCHER, Vantoir Roberto. COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 43–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784. Acesso em: 6 mar. 2025.