NINGUÉM É CONTRA A EDUCAÇÃO SEXUAL? CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA EDUCAÇÃO REATIVA PARA AS SEXUALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.175193

Palavras-chave:

Educação, Sexualidades, Neofundamentalismos.

Resumo

Este manuscrito nasce de uma inquietação provocada em um curso de formação organizado pela Universidade Estadual de Maringá em 2016. Durante o curso, uma participante indaga: “Mas quem está contra a educação para as sexualidades e por quê?”. Neste tocante, este questionamento dirige-nos pela escrita deste ensaio, que tem por objetivo apresentar movimentações que nos fazem pensar que “ninguém é contra a educação para as sexualidades”, nem os movimentos neofundamentalistas, que se levantam na contemporaneidade contra uma suposta ideologia de gênero. Para isso organizamos este manuscrito, de cunho ensaístico bibliográfico, em dois eixos: a) Alguém é contra a educação para as sexualidades? b) Uma educação reativa para as sexualidades. Neste percurso, propomos que os movimentos neofundamentalistas articulam-se na produção de uma educação reativa para as sexualidades, pautados em ressentimento, má consciência e ideais ascéticos.

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Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, UEL -PR

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor na Universidade Estadual de Londrina. Londrina – Paraná – Brasil. 

Fabiana Gomes, IFG, GO

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL).Professora no Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu. Uruaçu – Goias – Brasil.

Moises Alves de Oliveira, UEL-PR

Doutor em Educação Básica (UNISINOS). Professor na Universidade Estadual de Londrina. Londrina – Paraná – Brasil. 

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

POLIZEL, Alexandre Luiz; GOMES, Fabiana; DE OLIVEIRA, Moises Alves. NINGUÉM É CONTRA A EDUCAÇÃO SEXUAL? CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA EDUCAÇÃO REATIVA PARA AS SEXUALIDADES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 175–193, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2021.35.175193. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5764. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO