DESAFIOS DA INCLUSÃO JUNTO AO PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIENCIA

Autores

  • Elizangela Oliveira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12602

Palavras-chave:

Inclusão, Educação infantil, Educação especial

Resumo

Este artigo retrata a socialização e a inclusão das crianças com deficiências na educação infantil, com a finalidade de apresentar os principais desafios encontrados na prática da escola. Como referencial teórico, destaca-se Salamanca (1994), Silva (2015) e Rogalsk (2010). A metodologia ancora-se numa abordagem qualitativa como pesquisa de campo, a técnica utilizada foi o questionário, destinado a professores de uma instituição pública, na educação infantil, município de Sinop, MT, no ano de 2024. A partir dos resultados, apresentamos como desafios de inclusão na educação infantil, a falta de profissionais com formação na educação especial e recursos para a realização de atividades. Com isso, conclui-se que os desafios para que haja inclusão está além da abordagem do professor e empatia das crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil. Coordenação Geral de Educação Infantil, v. 1 e 2. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.

DUTRA, Adriana Bastos de Oliveira. A inclusão de crianças especiais na educação infantil. 42 f. Monografia. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2013.

LEITE, Teresa. Formação de professores para a inclusão. Anais [...]. Congresso Internacional Escola Inclusiva-Educar e formar para a vida independente. CERCICA: Cascais (Portugal), 2016.

MACHADO, I. G. G. Inclusão de crianças com deficiências na escola: concepção das professoras da educação infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 83–92, 2021. DOI: 10.30681/reps.v12i1.10316. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10316. Acesso em: 18 jun. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ROGALSKI, Solange Menin. Histórico do surgimento da educação especial. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, n. 12, p. 1-13, 2010.

SILVA, Cirlene. Os desafios da educação inclusiva e a escola hoje. Anuário Acadêmico-científico da UniAraguaia, v. 3, n. 1, p. 133-146, 2014.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Silva, E. O. da. (2024). DESAFIOS DA INCLUSÃO JUNTO AO PROFESSOR E ALUNO COM DEFICIENCIA. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1049-1057. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12602