CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: proposta de intervenção com oficina de criação de jogos utilizando materiais reciclados
Palavras-chave:
Educação infantil, Reciclagem, Sustentabilidade, Prática pedagógica ativa, Consciência ambientalResumo
Este artigo destaca a relevância dos jogos no ensino-aprendizagem, propondo uma oficina prática de criação de jogos com materiais reciclados para integrar ludicidade e sustentabilidade. Se baseia, como autores principais, em Tizuko Morchida Kishimoto, Johan Huizinga, Cipriano Luckesi e Gilles Brougès. A metodologia utilizada foi de âmbito qualitativo, sendo uma pesquisa-ação, no EMEI Monteiro Lobato, com crianças da primeira e segunda pré-fase da educação infantil tendo entre quatro (4) e seis (6) anos. As crianças puderam desenvolver habilidades cognitivas, sociais e ambientais por meio da criatividade, consciência ambiental e interação colaborativa. A integração de jogos e sustentabilidade é considerada uma abordagem enriquecedora e transformadora no processo educacional.
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Referências
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