CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: proposta de intervenção com oficina de criação de jogos utilizando materiais reciclados

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Reciclagem, Sustentabilidade, Prática pedagógica ativa, Consciência ambiental

Resumo

Este artigo destaca a relevância dos jogos no ensino-aprendizagem, propondo uma oficina prática de criação de jogos com materiais reciclados para integrar ludicidade e sustentabilidade. Se baseia, como autores principais, em Tizuko Morchida Kishimoto, Johan Huizinga, Cipriano Luckesi e Gilles Brougès. A metodologia utilizada foi de âmbito qualitativo, sendo uma pesquisa-ação, no EMEI Monteiro Lobato, com crianças da primeira e segunda pré-fase da educação infantil tendo entre quatro (4) e seis (6) anos. As crianças puderam desenvolver habilidades cognitivas, sociais e ambientais por meio da criatividade, consciência ambiental e interação colaborativa. A integração de jogos e sustentabilidade é considerada uma abordagem enriquecedora e transformadora no processo educacional.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Duarte Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

ALMEIDA, A.R.S. A afetividade no desenvolvimento da criança. Contribuições de Henri Wallon. Rev. Fac. Educ. UFG, 33 (2): 343-357, jul. /dez. 2008

BROUGÈS, Achille. Gamificação e educação: estratégias para a aprendizagem no século XXI. São Paulo: Editora XYZ, 2017.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a criança: a integração social e a construção da identidade. São Paulo: Cortez, 2003.

KUBISZESKI, Maribel Rigotti; IOCCA, Fátima Aparecida da Silva. Percepção ambiental no ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 149–156, 2013. DOI: 10.30681/reps.v4i1.9381. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9381. Acesso em: 15 abr. 2024.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O jogo educativo: desafios e possibilidades para a aprendizagem significativa. São Paulo: Editora Vozes, 2012.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM: proposta de intervenção com oficina de criação de jogos utilizando materiais reciclados. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 273-282. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12604

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