Percepção ambiental no ensino fundamental

Autores

  • Maribel Rigotti Kubiszeski
  • Fátima Aparecida da Silva Iocca

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9381

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar as percepções das crianças sobre a degradação ambiental e reciclagem. A pesquisa foi realizada na escola municipal Alto da Glória, com 10 crianças na faixa etária de 09 a 10 anos de idade, estudantes 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi pesquisa participativa do tipo prática-investigativa. Os dados foram coletados através de questionário, trilha investigativa na escola, observações passivas e oficina. A análise dos dados demonstra que as crianças, mesmo com pouca idade, já têm alguma noção dos problemas ambientais que as cercam e possuem consciência de suas atitudes como sujeitos participantes do meio onde vivem.

Palavras-chave: educação ambiental; trilha investigativa; reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEMO, Pedro. Metodologia Cientifica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.

______ . Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

______ . Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana. São Paulo: Gaia, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REGO, R. C. F.; BARRETO, M. L.; KILLINGER, C. L. O que é lixo afinal? Como pensam mulheres residentes na periferia de um grande centro urbano, Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18 (6):1583-1592, nov-dez, 2002.

WALDMAN, Mauricio. Lixo: cenários e desafios. São Paulo: Cortez, 2010.

VICTORINO, Célia Jurema Aito. Canibais da Natureza: educação ambiental, limites e qualidades de vida. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Kubiszeski, M. R., & Iocca, F. A. da S. (2013). Percepção ambiental no ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 4(1), 149–156. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9381

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)