AS PRÁXIS ALIMENTARES NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12605Palavras-chave:
Educação, Alimentação escolar, Práticas alimentaresResumo
Como profissionais da educação, precisamos entender e saber como trabalhar a alimentação em sala de aula, intentando-se compreender a visão do professor sobre suas ações político-pedagógicas a respeito da alimentação. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso, com observações e questionários aplicados a professoras da Educação Infantil, realizadas no primeiro semestre de 2023. Os principais aportes teóricos são Monica Santiago Galisa e Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt. Constata-se que ações pedagógicas por parte do corpo docente estão envoltas às ações alimentares das crianças, auxiliando os profissionais da educação.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, J. M. V. Uma avaliação da efetividade do Programa de Alimentação Escolar no município de Guaíba. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre: UFRGS, 2007
BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola [...]. Brasília, DF, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11947.htm. Acesso em: 02 fev. 2024.
DESNUTRIÇÃO aumenta no Brasil: índice é maior entre meninos negros. Rio de Janeiro: Agência Brasil, 26 jul. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-07/desnutricao-no-brasil-emaior-entre-meninos-negros-aponta-pesquisa. Acesso em: 03 abr. 2024.
EDUCAÇÃO, Ministério da. Desnutrição. Gov.Br. Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/nutrisus/desnutricao. Acesso em: 03 set. 2023.
GALISA, M. S. et al. Educação alimentar e nutricional: da teoria à prática. Vila Mariana: Roca, 2014.
SILVA, B. N. F. da. (2019). Alimentação das crianças na educação infantil: reflexão sobre a ação pedagógica. Eventos Pedagógicos, 10(1), 70–83. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10198. Acesso em: 03 abr. 2024
SLOVINSKI, F. Z. Nutrição em ambiente escolar. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 14 n. 2, p. 276–283, 2023. DOI: 10.30681/reps.v14i2.11452. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11452. Acesso em: 3 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.