ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SUA PRATICA DENTRO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12617Palavras-chave:
Alfabetização e letramento, Professores, Alunos do ensino fundamentalResumo
Esse artigo aborda o processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental das Escolas Públicas de Sinop MT. Objetivo foi analisar o processo de alfabetização dos alunos que frequentam os terceiros anos. Essa pesquisa baseia -se nos teóricos Paulo Freire e Magda Becker Soares. Na metodologia adotou-se abordagem qualitativa, mediante pesquisa participante, realizando-se entrevistas com professores no ano 2023. Nas análises de dados constatou-se que os desafios enfrentados foram a falta de acompanhamento da família na vida escolar, baixa frequência no reforço e sala com diferentes níveis. Diante disso, sugere-se a formação de grupos de reflexão, com participação da comunidade escolar, dando ênfase na perspectiva crítica de alfabetização.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa A pesquisa participante: um momento da educação popular. Edição Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62
FAUDEZ, Antonio; FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 11a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo. Cortez. 2011.
FREIRE, Paulo. Ensinando e aprendendo com Paulo Freire: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais. Iguatu/CE: Editora Quipá, 2021.
GIOVANNINI, Giovanni. Evolução na Comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GOULART, Cecilia. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, 2006.
MARIANI, Fábio, CARVALHO, Ademar de Lima. Pesquisa participante: um recorte teórico acerca da abordagem de pesquisa e suas influências epistemológicas. Revista da Faculdade de Educação, Ano VII, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3648. Acesso em: 9 jul. 2022.
MARTINS, Daniela. Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 66–76, 2015. DOI: 10.30681/reps.v6i4.9728. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9728. Acesso em: 03 jun. 2024.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão de métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2017
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.