ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SUA PRATICA DENTRO DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12617

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, Professores, Alunos do ensino fundamental

Resumo

Esse artigo aborda o processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental das Escolas Públicas de Sinop MT. Objetivo foi analisar o processo de alfabetização dos alunos que frequentam os terceiros anos. Essa pesquisa baseia -se nos teóricos Paulo Freire e Magda Becker Soares. Na metodologia adotou-se abordagem qualitativa, mediante pesquisa participante, realizando-se entrevistas com professores no ano 2023. Nas análises de dados constatou-se que os desafios enfrentados foram a falta de acompanhamento da família na vida escolar, baixa frequência no reforço e sala com diferentes níveis. Diante disso, sugere-se a formação de grupos de reflexão, com participação da comunidade escolar, dando ênfase na perspectiva crítica de alfabetização.

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Biografia do Autor

  • Marly Paiva Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Cãmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Rodrigues, M. P. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SUA PRATICA DENTRO DA SALA DE AULA. Eventos Pedagógicos, 15(2), 340-348. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12617