A transição geracional do sistema de produção My͂ky

Autores

Palavras-chave:

Ressignificação, Resistência , Espiritualidade My͂ky

Resumo

O estudo analisa as estratégias de reprodução física, social e cultural adotadas pelos Myky, possibilitando-os a transição geracional dos seus sistemas de produção, vislumbrada a partir do contato de 1971 até dinâmica contemporânea. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, com base na observação participante junto ao povo Myky, localizado no noroeste do estado de Mato Grosso – Brasil. A configuração da população indígena, em sua maioria, é composta por jovens frente ao número reduzido de velhos. Da mesma forma, o território tradicional ainda que diminuto, é apontando como local de resistência e autonomia do grupo, associando-se a isso as forças elementares da espiritualidade como suporte à reprodução física e cultural. A escola surge e se firma como novo espaço de ressignificação de valores externos à cultura, interligando (ponte) entre os saberes ocidentais e indígenas, contribuindo para reafirmação dos índios Myky.

Palavras-chave: Ressignificação. Resistência. Espiritualidade Myky.

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Biografia do Autor

  • Pedro Paulo de Oliveira, Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso - SEDUC/MT.

    Técnico em Contabilidade; Graduação em Letras pela UNEMAT/1999, Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena; Pós-Graduação em Constelação Sistêmica Familiar e Mediação; Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Formação em economia solidária e antropologia. Atuou na Fundação Nacional do Índio (1988 à 2014); monitor do “Projeto Tucum”; atuou como Professor auxiliar no 3ª Grau Indígena/UNEMAT; Prof. na Rede Estadual de Ensino/MT (2021).

  • Raimundo Nonato Cunha de França, Universidade Estadual de Mato Grosso/UNEMAT.

    Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Ciências Sociais na Área de Concentração: Política, Desenvolvimento e Sociedade. É professor Adjunto na Universidade do Estado do Mato Grosso. Professor do PPGECII - Programa de Pós Graducação Profissional em ensino em Contexto Indígena Intercultural.

  • Mônica Cidele da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Letras, campus universitário de Tangará da Serra, professora do PPGECII - Programa de Pós Graducação Profissional em ensino em Contexto Indígena Intercultural.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A transição geracional do sistema de produção My͂ky . (2023). Revista Taka’a, 1, e2023003. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/5453