Roça tradicional como política de fortalecimento da língua Apyãwa

Autores

Palavras-chave:

Saberes tradicionais, Educação Escolar Apyãwa, Cultura

Resumo

Neste artigo, apresentamos um trabalho de pesquisa, realizado durante o período de umas das disciplinas do Programa de Pós-Graduação em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural” - PPGECII/UNEMAT que traz como tema a roça tradicional Apyãwa. Além disso, buscamos também, contribuir para o fortalecimento e manutenção da desse conhecimento em nossas aldeias, por meio da escola, que tem um papel muito importante no trabalho com a modalidade escrita dos saberes. A escolha para trabalhar esse tema se deu, ainda, pelo fato de nossas escolas possuírem pouquíssimas produções didáticas autorais específicas sobre nossos conhecimentos tradicionais. A metodologia do trabalho se compõe, primeiramente, de pesquisa com os anciãos, para o aprofundamento no estudo do tema. Num segundo momento, passamos ao trabalho pedagógico na escola, que foi mediado por mim, durante todo o processo de ensino e aprendizagem voltado para a roça tradicional Apyãwa, trabalhando na produção escrita. Outro propósito deste trabalho foi direcionado para aperfeiçoamento da minha prática pedagógica como professor, para que eu possa ter aquela serenidade de trabalhar sobre os saberes tradicionais Apyãwa com meus alunos e alunas. Queremos ressaltar que a produção de materiais sobre este tema foi muito relevante para as escolas das aldeias Apyãwa.  Nossa cultura é viva, em pleno funcionamento, resistindo à presença da cultura ocidental. E mesmo nossa cultura sendo forte, essa presença ocidental é uma das questões bastante preocupante na comunidade, uma vez que ela   interfere no funcionamento da existência de nossa cultura Apyãwa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Escola Estadual Indígena Tapi'itawa - Seduc-MT

    Graduação em Educação Intercultural - Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2015), Mestrando do programa de pós-graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural-PPGECII/UNEMAT, professor da Escola Estadual Indígena Tapi'itawa- Confresa/MT

    https://orcid.org/0009-0003-7532-4341

  • Mônica Cidele da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Professora adjunta da Universidade do estado de Mato Grosso. Doutorado em Linguística pela Unicamp. Docente do programa de pós-graduação e Linguística e do programa de pós-graduação, Mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural- PPGECII, ambos da Unemat. Coordenadora do Centro de Línguas Ameríndias-CLAM 

    https://orcid.org/0000-0001-6169-0760

     

Referências

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

BELTZ Leilacir. Roças Indígenas no Estado de Mato Grosso: Educação Ambiental e Sustentabilidade entre os Estudantes da Faculdade Indígena Intercultural – Cáceres. Mato Grosso, Brasil 2012.

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. Metodologia da Pesquisa Educacional: pedagogia intercultural. Cáceres: Layout Gráfica, 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.534-551. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

KUPODONEPÁ, Jairton. FERREIRA, Waldinéia. Antunes. de Alcântara. (2024). A roça tradicional: aspectos da ancestralidade e pedagogia Balatiponé-Umutina na etnomatemática. Revista Taka’a, 1, e392304. Disponível em https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12452

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1986.

TAPIRAPE, Koria Valdivane. A formação do corpo e da pessoa entre o Apyãwa– resguardos, alimentos para os espíritos e transição alimentar. UFG, GO. Dissertação do mestrado, 2019.

ZOIA, Alceu. TAPIRAPÉ, Taroko Edimundo. E. (2023). Desenho e escrita no mundo da criança Apyãwa: práticas pedagógicas interculturais. Revista Taka’a, 1, e2023001. Disponível em https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/11718

CONSULTOR NATIVO

TAPIRAPÉ, José Miguel Awaetekato’i. Saberes sobre a roça Apyãwa. Epistemologias Apyãwa, T.I Urubu Branco. Aldeia Tapi’itãwa, 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Roça tradicional como política de fortalecimento da língua Apyãwa. (2024). Revista Taka’a, 1, e2023008. https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12560

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)