NICHOS DE MERCADO PARA PAÍSES EXPORTADORES:

UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA – 2018

Autores

  • Júlia Elisa Flach
  • Andressa Neis
  • DANIEL ARRUDA CORONEL Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.
  • Paulo Ricardo Feistel
  • Clailton Ataídes de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v10i20.5937

Palavras-chave:

Econometria; Exportações; Multivariada; Nichos de Mercado.

Resumo

O artigo tem o intuito de identificar nichos de mercado com base nas exportações de noventa e sete tipos de produtos realizadas pelos vinte e nove países maiores exportadores mundiais no ano de 2018. Para isso, foram empregadas técnicas de análise multivariada, como a análise de clusters e componentes principais, a fim de determinar os grupos de países que tendem a exportar produtos semelhantes, bem como utilizou-se de procedimentos econométricos objetivando compreender as elasticidades das exportações das cestas de produtos perante variáveis econômicas, como o Produto Interno Bruto (PIB) do país e a taxa de câmbio. O Brasil está inserido em um grupo, juntamente com México, Cingapura, Espanha, Índia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Austrália. Os resultados indicam que as exportações de produtos da indústria básica, primária e química (vestuário, produtos minerais, vegetais e animais e químicos diversos) e da indústria de transformação e do setor primário (produtos têxteis, comestíveis de origem animal e vegetal, meios de transporte e combustíveis) são os principais fatores de diferenciação entre os países. De modo geral, considera-se que economias inseridas em um mesmo grupo apresentam similaridade em sua base exportadora. Assim, sugere-se que acordos comerciais entre economias contidas em um mesmo grupo deveriam considerar que elas apresentam baixa complementaridade e estão em um mesmo nicho de mercado de exportações.

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Biografia do Autor

Júlia Elisa Flach

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: juliaflach@yahoo.com.br

Andressa Neis

Mestre em Economia e Desenvolvimento pela UFSM. E-mail: neisandressa@gmail.com

DANIEL ARRUDA CORONEL, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Paulo Ricardo Feistel

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Economia e Desenvolvimento pela UFSM. E-mail: prfeistel@gmail.com

Clailton Ataídes de Freitas

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Economia e Desenvolvimento pela UFSM. E-mail: prfeistel@gmail.com

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Publicado

2022-04-02

Como Citar

Flach, J. E. ., Neis, A., CORONEL, D. A., Feistel, P. R. ., & Freitas, C. A. de . (2022). NICHOS DE MERCADO PARA PAÍSES EXPORTADORES: : UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA – 2018. Revista UNEMAT De Contabilidade, 10(20), 165–187. https://doi.org/10.30681/ruc.v10i20.5937

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