Cada um no seu “quadrado”: entre o simbólico, o político, o psicológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11967

Palavras-chave:

Inclusão, superdotação, discurso artístico, história, subjetivação

Resumo

Neste artigo, analisando o trabalho de Ana, que se articula entre o simbólico, o político e o psicológico, e tomando o corpo artístico, em sua materialidade discursiva como corpus, buscamos compreender os processos de subjetivação em relação a processos de significação de um sujeito singular e, ao mesmo tempo, de um sujeito histórico, reunindo questões que concernem à classe social, ao racismo e ao sexismo, em um país colonizado, marcado, em sua formação social capitalista periférica, pela escravização de índios e negros, a serem pensadas no processo histórico de escolarização brasileiro, em que se articulam Educação, Ciência e Sociedade.

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Biografia do Autor

  • Mariza Vieira da Silva, Labeurb/Unicamp

    É graduada em Letras (Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (1967); tem mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1977), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com pós-doutorado na École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon/França (2000-2001/2008-2009). Temas de trabalho: história da alfabetização no Brasil, escolarização da língua nacional, linguagem e subjetividade.Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Criatividade da Universidade Estadual de Campinas. Professora aposentada.

  • Fabiola Gomide Baquero Carvalho, Secretaria de Estado e Educação do DF

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998), Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFRJ - 2001) e Educação em e para os Direitos Humanos na Diversidade Cultural (UnB - 2015). Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2001). Atualmente é psicóloga - analista - da Secretaria de Educação do Distrito Federal realiza avaliação, orientação e intervenção com alunos com necessidades educacionais especiais, no momento exclusivamente com alunos de altas habilidades/superdotação. Atuou como docente regime integral da Universidade Católica de Brasília, por 14 anos. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão universitária, com ênfase na área de Ensino e Aprendizagem nos cursos de Licenciaturas e Psicologia, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professor, psicologia e necessidades especiais, clínica infantil, psicologia escolar, aprendizagem e desenvolvimento humano, avaliação e intervenção psicopedagógica.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Cada um no seu “quadrado”: entre o simbólico, o político, o psicológico. (2023). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11967

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