A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM ASPECTOS AUTOBIOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v17i1.14530Palavras-chave:
Pesquisa, Educação, Vida de professores atuantes, Subjetividade ao ensinarResumo
Este artigo apresenta um levantamento de teses publicadas, entre os anos de 2022 e 2023, que versam diretamente sobre a formação continuada de professores em aspectos autobiográficos, a partir do labor em sala de aula. A elaboração deste Estado do Conhecimento, cujo aporte teórico sustentado por Morosini et al (2014; 2021) ofereceu a dinâmica dos seguintes procedimentos - coleta dos 1) primeiros achados e o seu afunilamento através da 2) bibliografia anotada; 3) bibliografia sistematizada; 4) bibliografia categorizada; e 5) bibliografia propositiva -, compreende, especificamente, a revisão sobre a pesquisa cujo norte seja o professor, bem como sua disposição do encontro autobiográfico durante o ensino, e a viabilidade dos estudos que conferem a aproximação entre professor e estudante no processo do aprender, dada em formações contínuas em serviço. Os dados que refletem sobre a problemática, como a pesquisa se dedica à assistência autobiográfica de professores em formação?, indicam que as pesquisas em Educação, para uma formação continuada docente autobiográfica, ainda ocorrem de forma paulatina, no que se refere ao testemunho da vida dos professores em atuação, com expressiva necessidade de uma prática que assista à atuação docente em seu estado presente autobiográfico, principalmente no que concerne à sua subjetividade em sala de aula e sob a orientação de que a formação continuada seja um atributo facilitador da relação com o ensinar e o aprender.
Downloads
Referências
BATISTA, Valter Pedro. Do instituído ao instituínte: pesquisa narrativa autobiográfica sobre um projeto de formação de formadores de professores da educação básica e a experiência de si. 2023. 187f. Tese (Doutorado em Educação). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/b8510dbd-b429-4238-890a-ff50e588f4e3. Acesso em 31 mar de 2025.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Brasília, 2025. Disponível em https://bdtd.ibict.br/vufind/ Acesso em 31 mar. 2025.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 24 jul. 2025.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. Estado do conhecimento: metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n. 55, p. 69-81, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4946. Acesso em: 24 jul. 2025.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
OLIVEIRA, Natália Tazinazzo Figueira de. O que pode um caderno? Experiências de corpo e palavra contadas por uma coordenadora pedagógica. 2022. 225 f. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/235117/oliveira_ntf_dr_ia.pdf. Acesso em 31 mar. 2025.
PRATES, Camila Camargo. Plano do comum: signos do acolhimento em práticas pedagógicas, produzindo vidas-existência. 2023. 186 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/266825. Acesso em: 31 mar. 2025.
AUTOR. A formação continuada e a autonomia docente: estratégia de ação para autoafirmação e liderança. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2022. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/1094 Acesso em 31 mar 2025.
SILVA, Andréia Gomes da. Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar. 2022. 288f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48244 Acesso em 09 abr 2025.
SILVA, João Paulo Xavier da. O amor além do dizível: análise dos discursos produzidos por enfermeiras docentes sobre a relação professor-estudante em uma aproximação com a psicanálise. 2023. 142 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111426 Acesso em: 9 de abr. 2025.
ZAWASKI, Tatiane Peres. Narrativas, experiências e identidade docente: a memória enquanto elemento de autoconhecimento e autoformação. 2023. 140 f. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3792. Acesso em: 31 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
