ALGUNS ASPECTOS DA LUTA PELA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À AUTODETERMINAÇÃO DO POVO INDÍGENA PAITER SURUÍ: A EDUCAÇÃO, A CULTURA E A TERRA

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.247268

Resumen

O presente artigo analisa aspectos do direito dos povos indígenas à autodeterminação, à educação específica e diferenciada relacionada à cultura e ao direito a terra, bem como suas lutas para efetivação desses direitos. Assim sendo, o intuito é de averiguar se o Estado Brasileiro tem respeitado o disposto na legislação indigenista. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa sócio-histórica, sendo os sujeitos pesquisados do povo indígena Paiter Suruí.  Com suporte em Brandão (2006) e em Geertz (2008) pela presença de aspectos etnográficos. Desse modo, buscou-se direcionar  o cerne da pesquisa aos direitos à autodeterminação, à educação específica e diferenciada relacionada à cultura e o direito a terra. Dessas análises e discussões conclui-se  que os povos indígenas vêm sofrendo violências em seus territórios, em sua cultura e a necessidade de uma educação escolar que possa dialogar com a cultura do povo voltada para a sustentabilidade ambiental.

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Biografía del autor/a

Alceu Zoia, Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e Linguagem FAEL, Sinop/MT e do PPGEdu/ UNEMAT, Cáceres /MT. Grupo de pesquisa: Educação e Diversidade no Contexto da Amazônia Legal Mato-grossense

Matilde Mendes, Professora das Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Cacoal, RO,

Mestre em Educação (UNEMAT, 2017). Professora das Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC.  Cacoal, RO, Amazônia Legal do Brasil. 

Citas

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Publicado

2020-08-06

Cómo citar

ZOIA, Alceu; MENDES, Matilde. ALGUNS ASPECTOS DA LUTA PELA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À AUTODETERMINAÇÃO DO POVO INDÍGENA PAITER SURUÍ: A EDUCAÇÃO, A CULTURA E A TERRA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 247–268, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.247268. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4794. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGO