Vol. 14 No. 3 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (31. ed.)

					View Vol. 14 No. 3 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (31. ed.)

Com satisfação publicizamos a 31ª Edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade equivalente ao segundo semestre de 2024. Este resultado é fruto do trabalho de vários atores, especialmente autores e avaliadores dos manuscritos. 

A edição é composta de 12 artigos que trazem pesquisas importantes e necessárias que abordam temas que nos convidam à leitura, reflexão, debate e ação. Temas que pulsam na imbricada relação educação e sociedade e que são tratados com o devido rigor científico e eticidade.

Boa leitura!

 

Published: 2024-12-27

Artigos

  • Between tradition and the classroom: Congado Montesclarense and local history in textbooks

    Renato Cândido Brandão, Wenceslau Gonçalves Neto
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13102
  • DEMOCRATIC SCHOOL AND STUDENT PARTICIPATION: about actions, possibilities and embargoes

    Francisco André Silva Martins, Lucas Eustáquio de Paiva Silva
    12-24
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12971
  • THE DIGITALIZATION OF SPORTS PHOTOGRAPHS FROM NOSSA SENHORA DAS DORES COLLEGE, SÃO JOSÉ INSTITUTE AND NOSSA SENHORA DO CARMO FROM 1910 TO 1980: an attempt to conserve and preserve the Lasallian sports cultural heritage

    Francisco Eric Vale de Sousa, Cleusa Maria Gomes Graebin
    25-35
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13054
  • QUE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS ENCONTRAMOS QUANDO NOS PERDEMOS NA IGNORÂNCIA?

    Cleber Abreu da Silva
    36-46
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13012
  • ARAUCÁRIAS RESEARCH-TRAINING NETWORK AND POTENTIAL PROVISIONS FOR TRANSPOSITION OF BORDERS

    Aloisio Ruscheinsky, Rosmarie Reinehr, Daniela Menezes
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12924
  • Unraveling echolocation: a journey through the Scratch platform and mathematics to the world of bats

    Anne Luciano, Chiara Dias, Rafael Arruda
    59-70
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13053
  • PANORAMA DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NO BRASIL

    Juliana Curzi Bastos, Lúcia Vaz de Campos Moreira
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13205
  • MERITOCRACIA E CIDADANIA: o papel das instituições educacionais num contexto de privilégios

    Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento
    83-93
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13095
  • WRITING HISTORY CURRENTLY? A PERSPECTIVE OF TEACHING-LEARNING IN PUBLICO SCHOOL

    Maiara Sanches Leite
    94-109
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.11053
  • Reimagining Teacher Education: Challenges and Opportunities in (Re)constructing Pedagogical Practices

    Marco Aurélio da Silva, Alisson Oliveira Soares de Santana, Estela Aparecida Oliveira Vieira
    110-121
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12718
  • Freire, hooks, and Mieli: Education as Political Resistance

    Joenes Veloso de Alcantara Netto, Raquel Kritsch
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056
  • A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise documental dos materiais didáticos à luz dos temas transversais na BNNC

    Frederico Mazieri de Moraes; Isabela Augusta Andrade Souza
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13048