v. 14 n. 3 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (31. ed.)

					Visualizar v. 14 n. 3 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (31. ed.)

Com satisfação publicizamos a 31ª Edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade equivalente ao segundo semestre de 2024. Este resultado é fruto do trabalho de vários atores, especialmente autores e avaliadores dos manuscritos. 

A edição é composta de 12 artigos que trazem pesquisas importantes e necessárias que abordam temas que nos convidam à leitura, reflexão, debate e ação. Temas que pulsam na imbricada relação educação e sociedade e que são tratados com o devido rigor científico e eticidade.

Boa leitura!

 

Publicado: 27/12/2024

Artigos

  • ENTRE A TRADIÇÃO E A SALA DE AULA: o Congado Montes-clarense e a história local nos livros didáticos

    Renato Cândido Brandão, Wenceslau Gonçalves Neto
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13102
  • ESCOLA DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL: sobre ações, possibilidades e embargos

    Francisco André Silva Martins, Lucas Eustáquio de Paiva Silva
    12-24
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12971
  • A DIGITALIZAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS ESPORTIVAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES, INSTITUTO SÃO JOSÉ E NOSSA SENHORA DO CARMO DE 1910 A 1980: uma tentativa de conservação e preservação do patrimônio cultural esportivo lassalista

    Francisco Eric Vale de Sousa, Cleusa Maria Gomes Graebin
    25-35
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13054
  • QUE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS ENCONTRAMOS QUANDO NOS PERDEMOS NA IGNORÂNCIA?

    Cleber Abreu da Silva
    36-46
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13012
  • REDE ARAUCÁRIAS DE PESQUISA-FORMAÇÃO E AS DISPOSIÇÕES POTENCIAIS PARA A TRANSPOSIÇÃO DE FRONTEIRAS

    Aloisio Ruscheinsky, Rosmarie Reinehr, Daniela Vieira Costa Menezes
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12924
  • DESVENDANDO A ECOLOCALIZAÇÃO: uma jornada através da plataforma Scratch e da matemática ao mundo dos morcegosDOS MORCEGOS

    Anne Maiara Seidel Luciano, Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Rafael Arruda
    59-70
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13053
  • PANORAMA DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NO BRASIL

    Juliana Curzi Bastos, Lúcia Vaz de Campos Moreira
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13205
  • MERITOCRACIA E CIDADANIA: o papel das instituições educacionais num contexto de privilégios

    Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento
    83-93
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13095
  • COMO SE ESCREVE A HISTÓRIA HOJE? Uma perspectiva de ensino-aprendizagem na rede pública paulista A PERSPECTIVE OF TEACHING-LEARNING IN PUBLICO SCHOOL

    Maiara Sanches Leite
    94-109
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.11053
  • REIMAGINANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e oportunidades na (Re)construção das práticas pedagógicas

    Marco Aurélio da Silva, Alisson Santana, Estela Aparecida Oliveira Vieira
    110-121
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.12718
  • FREIRE, HOOKS E MIELI: o uso da educação como resistência política

    Joenes Veloso de Alcantara Netto, Raquel Kritsch
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13056
  • A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma análise documental dos materiais didáticos à luz dos temas transversais na BNNC

    Frederico Mazieri de Moraes; Isabela Augusta Andrade Souza
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13048