Jornalismo e Meio ambiente: O silenciamento e a resistência nas páginas dos jornais
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v7i2.5221Palavras-chave:
Jornalismo, meio ambiente, Silenciamento e Resistência, Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS)Resumo
Este artigo discute como o silencimento e a resistência estão presentes nas notícias que tratam dos problemas e questões ambientais que poderiam ser atribuídos às atividades do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS). O corpus deste trabalho é constituido por duas notícias publicadas no Jornal da Cidade, no ano de 1975, época das ações de planejamento do Complexo. O aporte teórico-metodológico vem da Análise do discurso (AD) de linha francesa, principalmente, do conceito de silêncio e silenciamento de Eni Orlandi (2007). A análise do corpus revelou que os discursos sobre o CIPS foram silenciados porque o Complexo foi idealizado como o ‘salvador’ da economia de Pernambuco e o Jornal da Cidade se configurou como um lócus de resistência.Downloads
Referências
CIENTISTAS lançam manifesto contra o complexo de Suape. Jornal da Cidade, a. 2, n. 24, 06 a 12 abr. 1975a.
COURTINE, J. Análise do Discurso Político: O discurso comunista endereçado aos cristãos. 1ª reimpressão. EdUFSCar. São Paulo: 2014.
identificação com o ser paraguaio. Revista SIGNUM: Estudos Linguísticos. Londrina, v. 19, n. 2, p. 80-103, dez. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25109
DRYZEK, J. S. The politics of the Earth: environmental discourses. United Kingdom: Press in the University Oxford, 2013
ENFIM, um debate sobre Suape. Jornal da Cidade. a. 2, n. 29, 11 a 17 de maio de 1975.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8ª ed. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Editora Forense. Rio de Janeiro, 2017.
FRANCISCATO, C. E. “Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre a noticiabilidade”. In: SILVA, Gislene et al. (orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014.
HALL, S. et al. “A produção social das notícias: o mugging nos media”. In:
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PÊCHEUX, M. “Análise automática do discurso”. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Betânia S. Mariani et al. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccinelli Orlandi, Lourenço Chacon Jurado Filho. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Silvana Mabel Serrani, 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
____________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SOUZA, M. Â. de A. Expansão dos Espaços de Pobreza no contexto do desenvolvimento da região de Suape: Deslocamentos populacionais atraídos pelos empregos diretos e indiretos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 18., 2012, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABEP, 2012. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/view/2052/2011. Acesso em: 03 fev. 2019
SUAPE extinguirá miséria, diz Hélcias. Diario de Pernambuco, Pernambuco, 08 maio 1975, capa.
TRAQUINA, Nelson (org.) Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis: Insular, 2016.
TUCHMAN, G. A objetividade como ritual estratégico: uma análise da noção de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.) Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis: Insular, 2016.