JOGOS DO IMAGINÁRIO EM RECOMENDAÇÕES DE ANCHIETA, DE ALEXANDRE TARELOW
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6184Palavras-chave:
recomendações de Anchieta; fictício; imaginárioResumo
Este artigo propõe uma leitura, com base na estética da recepção/teoria do efeito estético, do romance Recomendações de Anchieta (2016), de Alexandre Tarelow. A narrativa tematiza a lenda indígena de Anhangá, a que o narrador combina elementos, alguns verificáveis extratextualmente, outros não, como: o padre José de Anchieta, regente de um ritual pagão; um genocídio de colonos em Vila Bela da Santíssima Trindade; o senador corrupto; entre outros. Serão discutidas as artimanhas de seleção e combinação que proporcionam o jogo entre fictício e imaginário no romance. Para tanto, haverá diálogo com Jauss (1979), Iser (1999), Eagleton (1997) e Cascudo (1979).
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Anchieta os as flechas opostas do sagrado. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 64-93.
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 4.ed. São Paulo: Melhoramentos; [Brasília]: INL, 1979, p. 54-56.
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva. Estética da Recepção e Teoria do Efeito. Atualizado em: 18 Abr. 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/LinguaPortuguesa/artigos/EST_RE CEP_TEORIA_EFEITO.pdf. Acesso em: 30 nov. 2010
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução: Marileide Dias Esquerda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
EAGLETON, Terry. Fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção. In: ____________. Teoria da literatura: uma introdução. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 75-123.
ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 20-33.
_____________. O fictício e o imaginário. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 65-77.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: Colocações gerais. In: A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. JAUSS, Hans Robert et al. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 43-61.
STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Tradução de Angel Bojadsen. L&PM Pocket . Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/6730241/duas-viagens-ao-brasil---hans-staden. Acesso: 10 set. 2016.
TARELOW, Alexandre. Recomendações de Anchieta. Cuiabá-MT: Carlini & Caniato, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).