RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCOSUL:

UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10940

Palavras-chave:

Reconhecimento de diplomas de ensino superior, MERCOSUL, Internacionalização da educação superior, Dinâmica capitalista, Integração regional

Resumo

No campo dos estudos sobre o ensino superior encontramos uma linha de trabalho que aborda o que se convencionou chamar de internacionalização do ensino superior, tema que engloba várias questões e sobre o qual existem várias definições e posicionamentos. Como parte das questões que surgem dessa internacionalização, encontramos o reconhecimento de diplomas universitários, uma questão que nas últimas décadas tem recebido considerável atenção nas esferas acadêmicas e políticas nacionais e internacionais. É que o reconhecimento de títulos está relacionado a processos migratórios, prática profissional e mobilidade internacional de profissionais, professores e estudantes que, em múltiplas ocasiões, precisam validar diplomas e habilidades para trabalhar e/ou estudar em outro país. Além disso, o tema está na agenda de diversas instituições como o MERCOSUL.

Com base nisso, nos propomos a descrever e analisar o reconhecimento de diplomas universitários no MERCOSUL, abordando a forma como esse tema se insere na dinâmica capitalista e integração regional. Além disso, examinamos o acordo do MERCOSUL sobre reconhecimento de diplomas de ensino superior assinado em 2018, e explicamos o que está acontecendo em cada país do bloco, destacando aspectos regulatórios e entraves processuais.

 

 

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Biografia do Autor

  • Paula Fernandez, UNILA

    Paula Daniela Fernández

    Docente e pesquisadora da Univesidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA-Brasil).

    Professora de Magistério superior

    Doutora em Ciências Antropológicas (Universidad de Buenos Aires)

  • Fernano Romero Wimer, Univesidade Federal da Integração Latino-Americana

    Fernando Romero Wimer

    Docente e pesquisador da Univesidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA-Brasil).

    Professor de Magistério superior

    Doutor em História (Universidad de Buenos Aires)

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCOSUL: : UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE. (2023). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 26-37. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10940

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