RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR NO MERCOSUL:
UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10940Palavras-chave:
Reconhecimento de diplomas de ensino superior, MERCOSUL, Internacionalização da educação superior, Dinâmica capitalista, Integração regionalResumo
No campo dos estudos sobre o ensino superior encontramos uma linha de trabalho que aborda o que se convencionou chamar de internacionalização do ensino superior, tema que engloba várias questões e sobre o qual existem várias definições e posicionamentos. Como parte das questões que surgem dessa internacionalização, encontramos o reconhecimento de diplomas universitários, uma questão que nas últimas décadas tem recebido considerável atenção nas esferas acadêmicas e políticas nacionais e internacionais. É que o reconhecimento de títulos está relacionado a processos migratórios, prática profissional e mobilidade internacional de profissionais, professores e estudantes que, em múltiplas ocasiões, precisam validar diplomas e habilidades para trabalhar e/ou estudar em outro país. Além disso, o tema está na agenda de diversas instituições como o MERCOSUL.
Com base nisso, nos propomos a descrever e analisar o reconhecimento de diplomas universitários no MERCOSUL, abordando a forma como esse tema se insere na dinâmica capitalista e integração regional. Além disso, examinamos o acordo do MERCOSUL sobre reconhecimento de diplomas de ensino superior assinado em 2018, e explicamos o que está acontecendo em cada país do bloco, destacando aspectos regulatórios e entraves processuais.
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