SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES E ESPECIFICIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10659Palavras-chave:
Formação de professores, Papel da escola, Práticas e saberes docentesResumo
A discussão ora apresentada remete às inquietações decorrentes dos estudos e das experiências profissionais das autoras em diferentes contextos educativos – seja na qualidade de estudantes de pós graduação, seja na qualidade de docentes da educação básica e educação superior. Trata-se de um texto que objetiva levantar aspectos importantes para a formação de professores acerca da compreensão das práticas e saberes necessários à docência a partir dos estudos de Tardif (2014); Shulman (1986) e Mizukami (2004); do papel do professor e da função da escola enquanto instituição privilegiada para a socialização dos conhecimentos produzidos historicamente pela sociedade. Assim, nos limites desse artigo, são trazidas as reflexões desencadeadas pelas discussões e leituras realizadas ao longo de nossas jornadas acadêmicas e profissionais, bem como por outras leituras e autores da área da educação.
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