ATIVIDADES COMUNICATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA  LINGUÍSTICO-COMUNICATIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Linguística aplicada, Língua inglesa, Internalização, Competência linguístico-comunicativa, Ensino médio

Resumo

O presente artigo tem o objetivo apresentar um olhar reflexivo sobre a utilização de atividades com perspectiva comunicativa desenvolvidas junto a alunos do último ano de Ensino Médio de uma escola pública bem como o intuito de ponderar acerca da contribuição dessas atividades para a internalização da língua inglesa (LI) e desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa. Teve-se o propósito de analisar se as atividades desenvolvidas podem contribuir com resultados satisfatórios considerando a pouca carga horária dedicada ao ensino de LI, quantidade de alunos em sala, utilização do material didático e às limitações em relação ao conhecimento da língua. Para embasar a discussão, serviram de apoio teórico autores que permitiram dialogar com os dados gerados no ambiente escolar associados à abordagem comunicativa de ensino, entre eles Almeida Filho (2000, 2002, 2012, 2014), Paiva (2009, 2010) e Widdowson (1991), entre outros. A pesquisa se encaixa nos moldes da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e é fruto de um trabalho de conclusão de curso estimulado, elaborado e executado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de LI. Por meio dos dados gerados e analisados, percebeu-se a relevância de desenvolver na sala de aula atividades que permitam que os alunos façam uso comunicativo da língua com o intuito de construir sentidos e internalizar estruturas linguístico-comunicativas da/na LI, tanto pela interação estabelecida com a professora quanto com seus colegas, que funcionam como mediadores no processo de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laíne Roberta Stefanelli da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda em Letras (Estudos Linguísticos) no Programa de Pós-Graduação em Letras (UNEMAT/Sinop). Licenciada em Letras (UNEMAT/Sinop).

  • Olandina Della Justina, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Faculdade Municipal de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Especialização em Língua Inglesa pela PUC/MG, Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP/IBILCE de São José do Rio Preto . Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada. Atua como professora e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado). 

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; BARBIRATO, Rita de Cássia. Ambientes comunicativos para aprender língua estrangeira. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas: Editora da Unicamp, vol. 36, p.23-42, jul./dez., 2000.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes, 2012.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.) Competências de Aprendizes e Professores de Línguas. São Paulo: Pontes Editores, 2014

COSTA, Laíne Roberta Stefanelli. A sala de aula do ensino médio como um ambiente de comunicação nas aulas de língua inglesa. Trabalho de conclusão de curso. UNEMAT/Sinop, Departamento de Letras, 2013.

COX, Maria Inês Pagliarini; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de. O Drama de Ensino de Inglês na Escola Pública Brasileira. In: ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de. Línguas Estrangeiras: para além do método. São Paulo-SP: Pedro & João Editores/ Cuiabá: Ed. UFMT, 2008.

JUSTINA, Olandina Della. O papel da supervisora de área na coformação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- Língua Inglesa.2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de São José do Rio Preto, São Paulo, 2016.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. O ensino significativo de gramática em aulas de língua inglesa. In: Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira (org.) Práticas de ensino e aprendizagem em inglês com foco na autonomia. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira. O Ensino de Língua Estrangeira e a Questão da Autonomia. In: LIMA, Diógenes Cândido (org.) Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

VALÉRIO, Kátia Modesto. Ensinando a falar Inglês. In: Paiva, Vera Lucia Menezes de Oliveira (org.). Práticas de ensino e aprendizagem em inglês com foco na autonomia. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

WIDDOWSON, Henry George. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de José Carlos Almeida Filho. Campinas, SP: Pontes, 1991.

Downloads

Publicado

11/07/2024

Como Citar

ATIVIDADES COMUNICATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA  LINGUÍSTICO-COMUNICATIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 82-94. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12445

Artigos Semelhantes

11-20 de 309

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.