IMPACTOS DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

um estudo de caso com estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental em Sinop/MT

Autores

  • Scheila Castro Germano Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13935

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Desenvolvimento da leitura e da escrita, Ensino remoto, Alfabetização

Resumo

O artigo investiga os impactos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento da leitura e escrita de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Sinop/MT. Tem como objetivo compreender as lacunas no processo de alfabetização durante o ensino remoto. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estudo de caso, foi realizada no primeiro semestre do ano de 2024, por meio de entrevistas com professores da escola. Fundamentou-se com os aportes teóricos de Dermeval Saviani e Magda Soares. Os resultados indicam que estratégias como projetos de leitura, uso de tecnologias digitais e atividades personalizadas contribuíram para minimizar os impactos da pandemia e aprimorar o aprendizado dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Scheila Castro Germano, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop. Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2025/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-07-2025

Edição

Seção

Pesquisa Pedagógica

Como Citar

GERMANO, Scheila Castro. IMPACTOS DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA: um estudo de caso com estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental em Sinop/MT. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 192–201, 2025. DOI: 10.30681/reps.v16i1.13935. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/13935. Acesso em: 9 dez. 2025.