Processos de individua(liza)ção e imposição de identidades fabricadas em "The Handmaid’s Tale"

Autores

  • Anna Clara de Oliveira Carling Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM)
  • Renata Marcelle Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6284

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Formação social, Forma-sujeito, Série televisiva, Gilead

Resumo

Este artigo apresenta um trajeto investigativo, orientado pela Análise de Discurso materialista, que põe em discussão aspectos da sociedade de Gilead da série The Handmaid’s Tale, objetivando compreender os processos de individua(liza)ção e construção identitária nessa formação social. Ancora-se em teorizações sobre formação social, bem como na noção de forma-sujeito, empreendidas, respectivamente, por Louis Althusser e Michel Pêcheux, para sustentação analítica do corpus acerca de processos de individua(liza)ção – noção esta suportada em Eni Orlandi – que recaem sobre os sujeitos nessa sociedade. O percurso teórico-analítico indica que, em Gilead, há uma mudança na forma-sujeito histórica, assim como processos outros de individua(liza)ção.

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Biografia do Autor

  • Anna Clara de Oliveira Carling, Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM)

    Mestra em Letras (UEM). É graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop. Membra do GPDISCMÍDIA-CNPq/UEM - Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte. Foi bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Interdisciplinar.

  • Renata Marcelle Lara, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP), com estágio pós-doutoral pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e docente do Curso de Graduação em Artes Visuais, pelo Departamento de Fundamentos da Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte (GPDISCMÍDIA-CNPq/UEM) e é pesquisadora do Grupo Oficinas de AD: conceitos em movimento (CNPq/UFRGS). Coordena o Projeto de Pesquisa “Imagens-Visuais e Projeções Imaginárias de Sujeitos em Materiais Artísticos e Midiáticos II”.

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Publicado

27-05-2022

Como Citar

Processos de individua(liza)ção e imposição de identidades fabricadas em "The Handmaid’s Tale". (2022). Eventos Pedagógicos, 13(1), 51-69. https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6284

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