Discurso, princípios e procedimentos:

sentidos de/sobre a prostituição

Autores

  • Fernanda Surubi Fernandes Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6286

Palavras-chave:

Linguística, Análise de Discurso, Prostituta, Música

Resumo

Para este estudo, apresentamos um olhar sobre a história da prostituição enquanto uma dualidade que é constitutiva da imagem feminina, ou seja, não se trata de falar da imagem da prostituta especificamente, mas, de demonstrar de que forma múltiplas imagens foram se constituindo, atravessadas por um efeito de oposição entre a imagem da castidade e a da luxúria, isto é, da mulher pura, respeitável, casta, em oposição à mulher da vida, lasciva, pecadora. Esse efeito de oposição é um funcionamento constitutivo que marca fortemente a história da prostituição. Abordamos isso, a partir dos conceitos da Análise de discurso, com seus princípios e procedimentos teóricos e metodológicos e com a análise das músicas Troca de calçada e O amor não escolhe profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Surubi Fernandes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

É professora efetiva na área de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Estadual de Goiás - UEG. Doutora e mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É formada em Licenciatura plena em Letras/Língua Portuguesa e suas Literaturas. Atualmente é do quadro docente do Curso de Letras UEG/Campus Oeste/Unidade Universitária de Iporá e membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Coordena o Projeto de Pesquisa: "Discurso, corpo e literatura de língua inglesa". Trabalha com as disciplinas Cinema, Discurso e Ensino; Morfossintaxe da Língua Portuguesa II; Linguagem, tecnologias e produção textual, Estudos do Discurso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso, mulher, prostituição, violência, cinema e corpo.

Referências

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. A experiência vivida. v. 2, 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

CHAUÍ, M. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DEL PRIORE, M. História do Amor no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 18. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

ORLANDI, Eni P. Paráfrase e Polissemia: A Fluidez nos Limites do Simbólico. RUA, Campinas, n. 4, p. 9-19, mar. 1998.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Editora Pontes, 2007a.

ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007b.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. Caderno de Estudos Lingüísticos, v. 19, p. 7-24, jul./dez. 1990.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi (et al.). 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. A aplicação dos conceitos da Linguística para a melhoria das técnicas de Análise de Conteúdo. In: ORLANDI, Eni P. (org.) Análise de discurso: Michel Pêcheux. 2. ed. Campinas: Pontes, 2011. p. 203-226.

PERROLT, M. Os silêncios do corpo da mulher. In: MATOS, Maria. Izilda S.; SOLHET, Rachel (org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 13-27.

RAGO, L. M. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

ROBERTS, Nick. As prostitutas na história. Tradução de Magda Lopes. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1998.

Downloads

Publicado

27-05-2022

Como Citar

Fernandes, F. S. (2022). Discurso, princípios e procedimentos:: sentidos de/sobre a prostituição . Eventos Pedagógicos, 13(1), 87–111. https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)