O sujeito mulher do/no discurso imobiliário publicitário na região norte de mato grosso:
ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6287Palavras-chave:
Análise de Discurso, Discurso publicitário, Sujeito mulherResumo
O presente artigo realiza uma leitura do sujeito mulher veiculada na publicidade imobiliária da microrregião norte do estado de Mato Grosso - Brasil, na época de sua colonização na década de 1970 e na década atual 2020, que coloca e articula distintas condições de produção, o sujeito e a memória como lugar de interpretação do discurso. O recorte da pesquisa se dá através de jornais, revistas e panfletos distribuídos na época da colonização da região norte como publicidade do empreendimento imobiliário, bem como publicidade atual com o objetivo de venda de bens imobiliários veiculada em mídias digitais. O objetivo é compreender, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da teoria da Análise do Discurso Materialista Francesa, o processo de constituição do sujeito mulher no espaço urbano (espaço como estrutura física, como um sistema de organização social e um conjunto de atitudes e ideias) em que os sujeitos significam a si mesmos e aos outros, na estrutura e acontecimento da linguagem que movimenta e significa o sujeito de direitos e deveres, ontem e hoje.
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