Análise de discursos sobre a criação da escola José Boiteux em Dionísio Cerqueira-SC:
reflexões a partir do relato "A Viagem de 1929"
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6288Palavras-chave:
Escola Nacional, Relatos, Fronteira, Espaço, Sujeito, LínguasResumo
O presente trabalho traz para a reflexão discursos sobre a criação da escola nacional, em Dionísio Cerqueira-SC, em 1929. O corpus da pesquisa é composto por enunciados selecionados da obra A viagem de 1929: Oeste de Santa Catarina: documentos e leituras. A discussão é conduzida a partir da distinção entre real e imaginário, teorizada por Eni Orlandi. Assim, o artigo tenta compreender a relação contraditória entre o desejável (ou seja, aquilo que a comitiva do governador do estado de Santa Catarina esperava ver no lado brasileiro da fronteira) e o que é visto – que, segundo os relatos, vai na direção da desnacionalização.
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