Análise de discursos sobre a criação da escola José Boiteux em Dionísio Cerqueira-SC:

reflexões a partir do relato "A Viagem de 1929"

Autores

  • Marilene Aparecida Lemos Docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6288

Palavras-chave:

Escola Nacional, Relatos, Fronteira, Espaço, Sujeito, Línguas

Resumo

O presente trabalho traz para a reflexão discursos sobre a criação da escola nacional, em Dionísio Cerqueira-SC, em 1929. O corpus da pesquisa é composto por enunciados selecionados da obra A viagem de 1929: Oeste de Santa Catarina: documentos e leituras. A discussão é conduzida a partir da distinção entre real e imaginário, teorizada por Eni Orlandi. Assim, o artigo tenta compreender a relação contraditória entre o desejável (ou seja, aquilo que a comitiva do governador do estado de Santa Catarina esperava ver no lado brasileiro da fronteira) e o que é visto – que, segundo os relatos, vai na direção da desnacionalização.

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Biografia do Autor

Marilene Aparecida Lemos, Docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Língua Espanhola do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza.

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Publicado

27-05-2022

Como Citar

Lemos, M. A. (2022). Análise de discursos sobre a criação da escola José Boiteux em Dionísio Cerqueira-SC:: reflexões a partir do relato "A Viagem de 1929" . Eventos Pedagógicos, 13(1), 128–141. https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6288