Alfabetização na perspectiva da análise de discurso pecheuxtiana

Autores

  • Susane Andrade Rodrigues Professora efetiva na Rede Estadual de Educação do estado do Rio Grande do Sul
  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6289

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Alfabetização, Efeitos de sentido, Autoria

Resumo

O artigo propõe uma reflexão teórica mediada pelo dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso (AD) filiada à teoria pecheuxtiana e articulada a propostas que tratam dos processos de alfabetização. Esse trabalho, apresenta a análise de uma abordagem discursiva aplicada no contexto de alfabetização, visando desenvolver a aprendizagem das convenções linguísticas, segundo uma perspectiva de produção de sentidos e não apenas de reprodução de normas cristalizadas. Os resultados foram relevantes, já que os alunos conseguiram compreender, dentro de suas possibilidades, princípios elementares do Sistema de Escrita Alfabética que possibilitaram a leitura e a escrita compreensível em práticas sociais, além de rever discursos hegemônicos.

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Biografia do Autor

Susane Andrade Rodrigues, Professora efetiva na Rede Estadual de Educação do estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Pará (UNOPAR), Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar (UNIASSELVI), e Especializanda em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora de Anos Iniciais e Educação Infantil na rede estadual (SEDUC/RS).

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pecheutianos (CNPq). Tutora no Programa de Educação Tutorial, PET-Letras, com bolsa FNDE.

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Publicado

27-05-2022

Como Citar

Rodrigues, S. A., & Fernandes, C. (2022). Alfabetização na perspectiva da análise de discurso pecheuxtiana. Eventos Pedagógicos, 13(1), 142–168. https://doi.org/10.30681/reps.v13i1.6289