A docência no ensino superior: saberes e práticas

Autores

  • Sirlei de Lourdes Lauxen

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9017

Resumo

Este artigo discute os saberes docentes do professor do ensino superior, o desafio e o papel social da universidade na formação continuada deste profissional, mediante os novos paradigmas, sociais e políticos. Entende-se os saberes como elemento importante para se pensar a docência e a prática pedagógica desses profissionais a partir da compreensão da realidade, da sociedade, da educação, da universidade, da escola, do aluno, do ensino, da aprendizagem, do saber, remetendo assim, a uma reflexão profunda sobre o fazer educação que possa contribuir com as práticas pedagógicas dos professores universitários e na compreensão dialógica do fazer docente.

Palavras-chave: prática pedagógica; saberes docentes; ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlei de Lourdes Lauxen

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional, pela Unijuí. Atualmente é professora da Universidade de Cruz Alta/RS na Graduação e no Programa de Pós- Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013).

Referências

ANASTASIOU, L. das G. Metodologia do Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 57-69.

BERBEL, N. A. N. Metodologia do Ensino Superior – realidade e significados. Campinas: Papirus, 1994.

BORDAS, M. C. Pedagogia Universitária na UFRGS: memórias. 131-136. In. MOROSINI, M.C. et al. Enciclopédia da Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. n 9.394/96. Brasília, 1996.

CUNHA, M. I.; LEITE, D.B.C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas: Papirus, 1996.

FRANCO, M. E. D. P. Comunidade do Conhecimento, pesquisa e formação do ensino superior. In: MOROSINI, Marilia. C. (Org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 61-73.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000.

ISAIA, Silvia M. de A. Professor do ensino superior: tramas na tessitura. In. MOROSINI, Marilia et al. Enciclopédia da Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.

LAUXEN, Sirlei de Lourdes. Práticas emancipatórias: processo em construção. Passo Fundo: UPF, 2004.

LEITE, Denise et al. Avaliação Institucional e os desafios da formação docente na Universidade Pós-Moderna. In. MASETTO, Marcos (Org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 39-56.

MARAFON, M. R. C. Articulação Pós-Graduação e Graduação: desafio para a educação Superior. 2001. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2001.

MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, M. T. (Org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MOROSINI, M. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. (Org). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2000. p. 11-33.

NÓVOA. Antonio (Org). Profissão Professor. Porto: Porto Ed., 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

KRAEH, E.; FRANCO, M.E.D.P.F. Inovações Curriculares na formação de professores: em busca de um novo referencial. In. MELLO, E.B. de. COSTA, F.T.L. da. MOREIRA, J. C. de.(Org.). Pedagogia Universitária: campo do conhecimento em construção. Cruz Alta: UNICRUZ, 2005.

ROSSATO, R. Século XXI: saberes em construção. Passo Fundo: UPF, 2002.

SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000. vol. 1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.

______ .A universidade no século XXI: por uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

______ .Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2006.

TARDIF, M. Saberes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

07-10-2014

Como Citar

Lauxen, S. de L. (2014). A docência no ensino superior: saberes e práticas. Eventos Pedagógicos, 5(3), 138–151. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9017

Edição

Seção

Seção Artigos