A docência no ensino superior: saberes e práticas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9017Resumo
Este artigo discute os saberes docentes do professor do ensino superior, o desafio e o papel social da universidade na formação continuada deste profissional, mediante os novos paradigmas, sociais e políticos. Entende-se os saberes como elemento importante para se pensar a docência e a prática pedagógica desses profissionais a partir da compreensão da realidade, da sociedade, da educação, da universidade, da escola, do aluno, do ensino, da aprendizagem, do saber, remetendo assim, a uma reflexão profunda sobre o fazer educação que possa contribuir com as práticas pedagógicas dos professores universitários e na compreensão dialógica do fazer docente.
Palavras-chave: prática pedagógica; saberes docentes; ensino superior.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. das G. Metodologia do Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Org). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 57-69.
BERBEL, N. A. N. Metodologia do Ensino Superior – realidade e significados. Campinas: Papirus, 1994.
BORDAS, M. C. Pedagogia Universitária na UFRGS: memórias. 131-136. In. MOROSINI, M.C. et al. Enciclopédia da Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. n 9.394/96. Brasília, 1996.
CUNHA, M. I.; LEITE, D.B.C. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, M. E. D. P. Comunidade do Conhecimento, pesquisa e formação do ensino superior. In: MOROSINI, Marilia. C. (Org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 61-73.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2000.
ISAIA, Silvia M. de A. Professor do ensino superior: tramas na tessitura. In. MOROSINI, Marilia et al. Enciclopédia da Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.
LAUXEN, Sirlei de Lourdes. Práticas emancipatórias: processo em construção. Passo Fundo: UPF, 2004.
LEITE, Denise et al. Avaliação Institucional e os desafios da formação docente na Universidade Pós-Moderna. In. MASETTO, Marcos (Org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 39-56.
MARAFON, M. R. C. Articulação Pós-Graduação e Graduação: desafio para a educação Superior. 2001. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2001.
MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, M. T. (Org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MOROSINI, M. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M. (Org). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2000. p. 11-33.
NÓVOA. Antonio (Org). Profissão Professor. Porto: Porto Ed., 2000.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
KRAEH, E.; FRANCO, M.E.D.P.F. Inovações Curriculares na formação de professores: em busca de um novo referencial. In. MELLO, E.B. de. COSTA, F.T.L. da. MOREIRA, J. C. de.(Org.). Pedagogia Universitária: campo do conhecimento em construção. Cruz Alta: UNICRUZ, 2005.
ROSSATO, R. Século XXI: saberes em construção. Passo Fundo: UPF, 2002.
SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000. vol. 1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.
______ .A universidade no século XXI: por uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
______ .Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2006.
TARDIF, M. Saberes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.