Programa REUNI: uma abordagem sobre Permanência e Evasão na UFPel

Autores

  • Maria da Graça Gomes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9033

Resumo

O presente estudo propõe-se a investigar, a partir da implantação do Reuni (Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão para as Universidades Federais) na Universidade Federal de Pelotas, como se configura a evasão no contexto dessa instituição. Para alcançar o propósito, o estudo faz uso de documentos de abrangência nacional e institucional e de entrevistas com representantes institucionais. Os resultados da investigação apontam que o cenário da UFPel não se diferencia do nacional: houve a expansão no ensino de graduação, mas o percentual de evasão nos cursos é significativo. Evidenciam que as políticas focadas nas oportunidades de acesso ao ensino superior são necessárias, mas não suficientes para a permanência do aluno na  universidade e para uma democratização efetiva do acesso a esse nível de ensino.

Palavras-chave: ensino superior; REUNI; políticas de permanência; evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Gomes Ramos

Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Exerce atividades docentes no Departamento de Turismo da Faculdade de Administração e de Turismo/UFPel.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de; PINTO, José Madureira. A Investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1995.

ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Documentos relativos à Reforma Universitária. 2010. Disponível em: < http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=32&Itemid=27 >. Acesso em: 12 set. 2010.

ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BIAZUS, Cleber A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos Cursos de Graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no Curso de Ciências Contábeis. 2004. 190 f. tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

BOGDAN, R.; BINKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 2. ed. Porto, Porto Editora, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.

BRASIL. Lei. n.0 10.260 de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento do Ensino Superior e dá outras providências. 2001. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/L10260compilado.htm > Acesso em: 01 jun. 2014.

BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. 2001.Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm >. Acesso em: 04 dez. 2013.

CORBUCCI, Paulo R. Financiamento e Democratização do Acesso à Educação Superior no Brasil : da Deserção do Estado ao Projeto de Reforma. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 677-70, out 2004. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87314214003 >. Acesso em: 04 jun. 2014.

FONAPRACE. Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Plano Nacional de Assistência aos Estudantes de Graduação das IFES. Brasília, 2011.

GAIOSO, Natalícia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

GISI, Maria Lourdes. A Educação Superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 17, p. 97-112, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior de 2009, Resumo Técnico- Brasília: Inep/MEC, 2010.

LEPPEL, K. College persistence and student attitudes toward financial success. CollegeStudent Journal, p. 223-238, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCÃO / MEC. Manual de Gestão do Programa de Bolsa Permanência. Brasília, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCÃO / MEC. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003-2012. Brasília, 2012

MINISTÉRIO DA EDUCÃO / MEC / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. 1997. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2014.

NEVES, C. B. Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão. In: LASA2012/XXX International Congress of the Latin American Studies Association, 2012, San Francisco, California. LASA2012, 2012.

RIBEIRO, J. A. B.et al. A distribuição de bolsas como forma de indissociação entre ensino, pesquisa e extensão e permanência na Universidade. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, año 16, n. 161, Octubre de 2011. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd161/a-distribuicao-de-bolsas-na-universidade.htm >. Acesso em: 14 fev. 2012.

SANTOS, F. F. F. Estudo do Perfil dos Alunos Evadidos da Faculdade de Economia,Administração e Contabilidade – Campus Ribeirão Preto. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação Em Administração, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas: ANPAD, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Relatório de gestão da UFPel 2008. 2010. Disponível em: < http/www .ufpel.edu.br >. Acesso em: 15 abr. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Jornal da UFPel. Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel. n. 21, ano 3, jul. 2012. Disponível em: < http//www.ufpel.edu.br >. Acesso em: 4 nov. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. REUNI na UFPel. 2011. Disponível em:

< http://www.ufpel.edu.br/reuni >. Acesso em: 23 jul. 2013.

Downloads

Publicado

07-10-2014

Como Citar

Ramos, M. da G. G. (2014). Programa REUNI: uma abordagem sobre Permanência e Evasão na UFPel. Eventos Pedagógicos, 5(3), 83–101. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9033

Edição

Seção

Seção Artigos