Programa REUNI: uma abordagem sobre Permanência e Evasão na UFPel

Autores

  • Maria da Graça Gomes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9033

Resumo

O presente estudo propõe-se a investigar, a partir da implantação do Reuni (Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão para as Universidades Federais) na Universidade Federal de Pelotas, como se configura a evasão no contexto dessa instituição. Para alcançar o propósito, o estudo faz uso de documentos de abrangência nacional e institucional e de entrevistas com representantes institucionais. Os resultados da investigação apontam que o cenário da UFPel não se diferencia do nacional: houve a expansão no ensino de graduação, mas o percentual de evasão nos cursos é significativo. Evidenciam que as políticas focadas nas oportunidades de acesso ao ensino superior são necessárias, mas não suficientes para a permanência do aluno na  universidade e para uma democratização efetiva do acesso a esse nível de ensino.

Palavras-chave: ensino superior; REUNI; políticas de permanência; evasão.

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Biografia do Autor

  • Maria da Graça Gomes Ramos

    Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Exerce atividades docentes no Departamento de Turismo da Faculdade de Administração e de Turismo/UFPel.

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Publicado

07-10-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Programa REUNI: uma abordagem sobre Permanência e Evasão na UFPel. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(3), 83-101. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9033