Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica

Autores

  • Adalgisa Marques Amorin Silva
  • Elisangela Dias Coelho
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a prática docente em relação a pluralidade cultural na educação básica em consonância com a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, bem como os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)- Pluralidade Cultural. Consideramos a importância do papel da escola, do professor e das politicas educacionais para uma educação que privilegia as diferenças em uma sociedade que até então sempre desconsiderou a heterogeneidade, com relações marcadas pela discriminação e desigualdades para com a população negra e indígena, segmentos que compõe conjuntamente com o branco a sociedade brasileira.

Palavras-chave: pluralidade cultural; livro didático; prática docente.

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Biografia do Autor

  • Adalgisa Marques Amorin Silva

    Graduada em Pedagogia com habilitação para Administração Escolar na Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Pós-graduanda no curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso –(UNEMAT).

  • Elisangela Dias Coelho

    Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Informação pela Faculdade de Sinop- FASIPE. Pós graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Ivone Jesus Alexandre

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia de Ensino.

Referências

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Publicado

29-06-2012

Como Citar

Pluralidade cultural: a prática docente na educação básica. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 274-281. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9221

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